Operação Liberdade desarticula quadrilha liderada por apenado do Central

20150527174322ellendick.jpg
suspeitos - Foto: Polícia Civil RS

Policiais civis do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) realizaram na manhã desta quarta-feira (27/05) a Operação Liberdade, contra o tráfico de drogas, na Vila Umbu, em Alvorada, região Metropolitana. A ação foi coordenada pelos delegados Eduardo Hartz, diretor da 1ª DPRM e André Lobo Anicet, titular da 3ª DP de Alvorada. Na ação, foram presas 17 pessoas e apreendidos três adolescentes. Sendo que sete dos investigados, já se encontravam recolhidos no Presídio Central, na Capital, incluindo o líder que comandava o grupo a partir de sua cela.

Segundo o delegado Marcelo Moreira, diretor do DPM, 160 agentes cumpriram 32 mandados de busca e apreensão, 23 mandados de prisão e sete de apreensão de adolescentes, em vários locais do município. Durante as atividades, os policiais apreenderam diversas pedras de crack, buchas de cocaína, tabletes de maconha, uma espingarda calibre 20 e munição, além de uma câmera de monitoramento, dinheiro, dois veículos, um Chevrolet Corsa e um Ford Focus e duas motos.

O diretor da Delegacia Regional de Gravataí (1ªDPRM), delegado Eduardo Hartz, divulgou áudio, onde um apenado do Presídio Central, líder da quadrilha, mesmo preso, continuava a liderar o tráfico de drogas e determinava execuções de rivais e desafetos.

Ainda conforme a polícia, parte dos presos foram autuados por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e os outros, por mandado de prisão preventiva. Todos eles foram encaminhados ao sistema prisional. Os diretores Marcelo Moreira (DPM) e Sander Cajal (DAE/DPM) participaram  de toda a ação, assim como a Guarda Municipal de Gravataí que contribuiu com a participação dos cães.

Fonte: Ellen Dick/DPM

Eugènio