Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil orienta policiais para conduzir mediações de conflitos em delegacias

Publicação:

20150609103156curso-mediacao-de-conflitos.jpg
Polícia Civil orienta policiais para conduzir mediações de conflitos em delegacias - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (09/06), no Auditório do Palácio da Polícia, na capital, um treinamento de policiais para instalação de núcleos de mediação de conflitos em delegacias do Estado. Participaram do evento servidores de 10 regiões policiais do Estado, que irão ingressar no programa Mediar RS, um instrumento em que as partes têm a oportunidade de refletirem sobre o contexto de seus problemas, de compreenderem as diferentes perspectivas e, ainda, de construírem em comunhão uma solução que possa garantir a pacificação social.

Segundo a delegada responsável pelo programa, Sabrina Deffente, as ações visam transformar as relações das pessoas envolvidas. O programa tem o foco no futuro das relações entre os envolvidos, sendo que o procedimento de mediação de conflitos é voluntário. O projeto prevê, inicialmente, dois encontros, com a possibilidade de outros agendamentos, dada a peculiaridade de cada caso.

A finalidade da mediação é facilitar a comunicação, fazendo com que os próprios envolvidos encontrem uma solução pacífica para o conflito. Os casos enquadrados no programa são aqueles em que a vítima precisa representar contra o acusado, tais como injúria, calúnia, difamação, entre outros. A mediação na polícia judiciária foi incorporada como Programa da Polícia Civil pela Chefia de Polícia e é realizada a partir do registro de ocorrências nos casos em que os envolvidos tenham algum tipo de relação de convivência.

 

Adriano Remião - Jornalista

JF

 

Polícia Civil RS