Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil apreende grande quantidade de drogas sintéticas

Publicação:

20150730110401presos-e-apreensao.jpeg
Presos e apreensão - Foto: Polícia Civil

Na Operação Dimensão foram presas 16 pessoas, mais de 3 mil ecstasys e desarticulada uma grande rede de distribuição de drogas sintéticas no Rio Grande do Sul

Policiais civis da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (1ªDIN/DENARC) executaram o fechamento da Operação Dimensão com uma grande apreensão de drogas sintéticas. Segundo o delegado Mario Souza, foi a maior apreensão de ecstasy pelo Denarc até esta data. Foram apreendidos 2.300 comprimidos desta droga, maior apreensão do departamento em uma única ação.

Durante a execução da Operação Dimensão, 16 suspeitos de tráfico de drogas foram presos nos últimos sete meses de investigações. “Na ação de hoje, encerrada às seis horas da manhã, foi realizado o fechamento da operação policial com a prisão em flagrante de um dos traficantes responsáveis por um dos maiores derrames de ecstasys no Estado nos últimos meses. O homem, de 28 anos, era a ponta de cima de um esquema muito bem articulado que injetava milhares de ecstasys todos os meses no Rio Grande do Sul”, afirmou o delegado Souza. Conforme estimativas da equipe de investigações, nas últimas cargas o suspeito teria colocado no mercado gaúcho cerca de 11 mil ecstasys.

Os policiais utilizaram modernas técnicas de investigações durante a realização das ações sigilosas. Foi montada uma estrutura de rota entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal alvo da investigação, que foi preso,  residia em Florianópolis e fazia as cargas da droga chegarem ao RS e, quase sempre, eram descarregadas em Esteio ou Porto Alegre. Desses locais as drogas sintéticas partiriam para outros destinos, essencialmente realizando o abastecimento da Região Metropolitana, Capital e Serra do Rio Grande do Sul.

“Os entorpecentes eram distribuídos principalmente em festas eletrônicas, por meio de uma rede extensa de distribuição, onde estima-se que pode ter sido cortado o abastecimento de um total de mais de 35 traficantes em Porto Alegre, 25 na Região Metropolitana e cerca de 15 na Região da Serra, totalizando uma retirada no fornecimento de cerca de 75 traficantes de drogas no Estado. Destaca-se que esses números são meras estimativas, baseadas nos contatos analisados no conjunto da investigação”, relatou Souza.

Foram presos dois homens durante a ação. Eles foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, posse de objetos para preparar drogas e agravante por ser em festa e próximo de escola no momento da prisão em flagrante. Após os procedimentos de praxe, os presos serão encaminhados à Penitenciária Estadual do Jacuí.

Fonte: 1ªDIN/DENARC

Escrivão Jorge Felipe

 

Polícia Civil RS