Operação Versa desarticula organização criminosa que atuava na Região Metropolitana

20160926112720eee.jpg
Prisão - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta segunda-feira (26/09), em cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão, policiais da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), desarticularam uma organização criminosa especializada em roubo de cargas no Estado. Durante a ação um homem, de 30 anos, foi preso e com ele apreendido um “Jammer”, equipamento eletrônico utilizado para bloquear o sinal de rastreador de caminhão.

De acordo com o delegado Gustavo Bermudes, o objeto apreendido  facilita a subtração, já que há a perda de comunicação com a central de monitoramento. “A organização investigada trouxe um prejuízo estimado em 2,5 milhões de reais às empresas transportadoras, somente nos últimos quatro meses, sem contar o sofrimento suportado pelas vítimas já que ficam privadas momentaneamente de sua liberdade.”, complementou o delegado. O delegado Sander Cajal, ressaltou a importância de se manter o enfrentamento à criminalidade organizada por meio de trabalhos investigativos qualificados.

Aproximadamente 70 policiais civis, com o apoio do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) e de agentes da Polícia Rodoviária Federal, cumpriram os mandados nos municípios de Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul e Alvorada. Durante a investigação diversos objetos foram apreendidos: carros, caminhões, armas e munições, toucas ninja, potes contendo miguelitos, encontrados em galpões utilizados pela organização. Com o indivíduo preso na ação totalizam três membros do grupo. Outros três indivíduos encontram-se foragidos.

O DEIC recebe denúncias por meio do 0800-510 2828 - WhatsApp ou Telegram (51) 8418.7814

Fonte: DRFC / Deic

Mathews Leal