Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Full House investiga crimes contra a Administração Pública na Capital

Publicação:

20170119112348foto6.jpg
Operação Full House investiga crimes contra a Administração Pública na Capital - Foto: Polícia Civil - Imprensa

Ação apura irregularidades em contratos de locação de imóveis na FASC - Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre

Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Civil por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública e Ordem Tributária (DEAT/DEIC),  desencadeou a Operação Full House, em combate aos crimes contra a Administração Pública e delitos licitatórios, na Capital. Sete mandados judiciais foram cumpridos no intuito de buscar documentos em empresas e na Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) de Porto Alegre.

Segundo os delegados Daniel Mendelski e Max Otto Ritter, a ação tem objetivo de desarticular um esquema fraudulento de licitações para a contratação de locações de imóveis efetuados pela Fundação. De acordo com as investigações, identificou-se possível comunhão de esforços entre servidores públicos gestores da Fundação, particulares e pessoas jurídicas, a fim de permitir a locação de bem imóvel para utilização como abrigo para crianças e adolescentes. "Os fatos consistem na locação pela FASC de um imóvel, locação essa que não seguiu os trâmites legais e indicam um possível locupletamento das pessoas envolvidas", afirmou Mendelski. 

OperaçãoFullHouse em combate a crimes contra a Administração Pública e delitos licitatóriosDEAT_DEIC pic.twitter.com/dfLzaBGVNm

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 19 de janeiro de 2017

A partir das ações da Polícia Civil, que tiveram a colaboração do Ministério Público de Contas do TCE/RS, verificou-se que os valores contratados seriam incompatíveis com os praticados no mercado, além de contrariar requisitos legais, acarretando prejuízo aos cofres públicos. As investigações continuam no intuito de apurar os crimes de fraude à lei de licitações, associação criminosa, falsidade ideológica e peculato desvio. Diversos documentos foram apreendidos para serem analisados na continuidade do inquérito policial.

 

Jorge Felipe
Larissa F. Beretta

Polícia Civil RS