Operação Colheita Maldita é deflagrada no RS e no Paraná

20170519115347siet.jpg
Operação Colheita Maldita é deflagrada no RS e no Paraná - Foto: Imprensa - Polícia Civil

Na manhã desta sexta-feira (19/05) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (DEAT), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), desencadeou a Operação Colheita Maldita no RS e no Paraná. A ação teve como objetivo reprimir a prática, em tese, dos crimes de apropriação indébita, associação criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros, no âmbito  de uma cooperativa agrícola. Foram apreendidos documentos relacionados aos crimes em escritório da empresa, os quais serão analisados.

Segundo os delegados Max Otto Ritter e André Lobo Anicet, a investigação teve início no segundo semestre de 2016, a partir da denúncia de agricultores que foram lesados pela Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Ltda (COOPLANTIO). Segundo estimativa esta cooperativa teria desviado mais de 170 mil sacas de soja, gerando um prejuízo no valor estimado de R$ 17 milhões de reais. A ação teve por objetivo apreender documentos que comprovem os crimes investigados, em que pese haja robusta prova obtida na quebra do sigilo bancário e fiscal dos investigados –salientaram o delegados.

A ação cumpriu 17ordens judiciais em oito cidades do Rio Grande do Sul, tais como Rio Grande, Pelotas, Passo Fundo, Cruz Alta, Santana do Livramento e Porto Alegre, e uma no Estado do Paraná. Participaram da Operação Colheita Maldita 85 policiais da Polícia Civil Gaúcha e seis da Polícia Civil do Paraná em 30 viaturas policiais.

Disque-denúncia 0800 510 2828

WhatsApp  e Telegram (51) 98418.7814