Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Blecaute prende suspeita por furto de energia em Gravataí

Publicação:

20170522193833drcp-gravatai.jpg
ação policial - Foto: Polícia Civil - Imprensa

A Policia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sob a coordenação do Delegado Alexandre Luiz Fleck, prendeu, na manhã desta segunda-feira (22.05), uma mulher por furto qualificado em Gravataí/RS.


Os policiais, juntamente com técnicos da Rio Grande Energia - RGE, diligenciaram em um local que abrigava um mercado, padaria, residência e distribuidora de bebidas, todos no prédio de uma mesma proprietária, também proprietária do mercado, padaria e residência. O local já havia sido autuado administrativamente por irregularidades na ligação de energia elétrica. Com efeito, foi verificado que dos três medidores, um possuía ligação direta, sem registro, e os demais tinham uma manipulação no neutro que permitia parar a medição do disco do relógio. Está manipulação era realizada através de interruptores internos, sem acesso ao público. Assim, quando a fiscalização ia ao local, a proprietária disfarçava a ligação clandestina. Inclusive, no interruptor, havia a inscrição “gato”, referência à fraude. O Instituto Geral de Perícias compareceu no local e ratificou a constatação da fraude.

O Del. Fleck ressalta que o furto de energia por estabelecimentos comerciais está no foco de combate da Delegacia, pois, além de gerar grandes perdas na rede de energia, com prejuízos arcados por toda a população, e consequente diminuição de arrecadação de impostos, a conduta gera perigo e instabilidade na rede energética, além de promover concorrência desleal: "aquele que mantem comércio regularmente não consegue competir de forma igualitária com aquele que se vê livre do custo de energia intrínseco à atividade econômica".

A ação resultou na prisão em flagrante por  furto qualificado, com penas entre 2 (dois) e 8 (oito) anos de privação, sendo o flagrante lavrado na DRCP/DEIC, e posteriormente a proprietária do local encaminhada ao sistema prisional.

Polícia Civil RS