Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chefe de Polícia participa da abertura do Curso de Capacitação em Entrevista Forense de Crianças e Adolescentes

Publicação:

20170816123058capa.jpeg
Chefe de Polícia participa da abertura do Curso de Capacitação em Entrevista Forense de Crianças e Adolescentes - Foto: Polícia Civil - Serep

Na manhã desta quarta-feira (16/08), ocorreu a abertura do Curso de Capacitação em Entrevista Forense de Crianças e Adolescentes. O curso ocorrerá no auditório do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente até o dia 18 de agosto e terá carga horária de 25 horas/aula.

O curso, que está sendo realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) e pelo Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), é resultado de acordo de cooperação técnica assinado pela Polícia Civil e Tribunal de Justiça em junho deste ano. Segundo a Delegada Adriana Regina da Costa, Diretora do Deca, “o acordo prevê a importância da aproximação entre as instituições através da capacitação promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, bem como a consequente qualificação dos depoimentos colhidos que envolvem crianças e adolescentes”.

O objetivo do curso é qualificar os policiais civis das Delegacias de Polícia da Criança e Adolescente do nosso estado e de algumas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher para que utilizem a técnica de entrevista padrão para melhor conduzir a investigação criminal em casos que envolvam crianças e adolescentes vítimas.

Os principais temas tratados serão “O devido processo legal”, “A ampla defesa e o contraditório”, “A produção antecipada de prova”, “Depoimento da criança e adolescente: inserção da equipe técnica no momento da audiência”, “Violência Sexual”, “Etapas do desenvolvimento infantil”, “Técnica da entrevista cognitiva”, “Peculiaridades de uma audiência criminal: a escuta de crianças e adolescentes vítimas/testemunhas de violência sexual” e “Protocolo brasileiro de entrevista forense”.

Participaram da abertura do evento o Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, o Desembargador José Antonio Daltoé Cesar, a Assistente Social da Coordenadoria da Infância e Juventude, Sra. Marleci Hoffmeister, a Diretora do Deca, Delegada Adriana Regina da Costa, a Diretora da Acadepol, Delegada Elisangela Mello Reghelin, a Diretora da DAE/Deca, Delegada Patrícia Tolotti e a Diretora da Divisão de Ensino/Acadepol, Delegada Viviane Viegas.

Christiane Evangelista

JF

Polícia Civil RS