Polícia Civil desarticula esquema de tráfico de maconha em pneus de caminhões

2017091308334413-09-4din-2.jpg
Polícia Civil desarticula esquema de tráfico de maconha em pneus de caminhões - Foto: Polícia Civil

Três homens foram presos e cerca de 75kg de maconha foram apreendidos em Viamão

A Polícia Civil, em ação da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prendeu na madrugada desta quarta-feira (13) três homens e apreendeu cerca de 75 quilos de maconha, no bairro Fiuza, em Viamão. A ação desmontou um esquema de tráfico interestadual de drogas para o Estado do Rio Grande do Sul que utilizava pneus de caminhões para o transporte de maconha.

Segundo o delegado Maurício Barison, a investigação de cerca de 45 dias apontou um plano criminoso que consistia em disfarçar o transporte de maconha através da simulação de compra de pneus de caminhões. Um gaúcho e um paranaense seriam os principais responsáveis por esse método criminoso. O investigado gaúcho simulava, para seu comparsa paranaense, a compra de pneus para caminhões; já o indivíduo do Estado do Paraná, adquiria (provavelmente no Paraguai) a quantidade de maconha e a acondicionava no interior dos pneus. Os objetos eram transportados como estepes dos veículos, que cruzavam os Estados ou comprados como pneus normalmente.

Já aqui na Região Metropolitana de Porto Alegre, eram deixados em um ponto específico, uma borracharia, por exemplo, e retirados pelos demais comparsas que os levavam até um sítio. Na área rural, durante a madrugada e sem o conhecimento do proprietário do imóvel, os criminosos retiravam a maconha do interior dos pneus e as distribuíam para cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Além do paranaense, de 45 anos, foram presos dois gaúchos, um de 44 anos e o caseiro do sítio, de 53 anos. O proprietário do sítio, não teria conhecimento dos fatos; entretanto, será intimado a prestar declarações nos autos do inquérito policial - relatou o delegado.

O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, ressaltou a importância da ação desenvolvida nesta madrugada que, além de estancar mais um meio utilizado para o tráfico de drogas, desarticulou o grupo criminoso por completo. De acordo com as investigações o esquema funcionava fazia alguns meses e colocaria quantidade significativa de maconha mensalmente na Região Metropolitana e Capital. O abastecimento do tráfico ocorria principalmente nos municípios de Gravataí e Viamão. A droga apreendida, cerca de 75 quilos de maconha, renderia até 75 mil doses da droga - informa Souza.

Cecy Quadros Raicik
Reg. Prof. 6211