Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil forma tripulantes operacionais de helicóptero

Publicação:

20171006193323nt-20171006180404-cod65843.jpeg
Formatura - Foto: Polícia Civil - Imprensa

A Polícia Civil, por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), que em 2017 comemora 80 anos,  rreferência na formação e especialização de agentes e delegados de polícia,  realizou, na tarde de sexta-feira (6), no hangar da Instituição, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a formatura de 15 tripulantes operacionais de helicóptero. Entre os formandos, a primeira mulher capacitada na função: ainspetora de Polícia Amanda Soares da Silva Mattos.

O tripulante operacional tem atribuições tanto embarcado quanto em solo ou água, e deve atuar de acordo com a missão que a aeronave executar. Para trabalhar num grupamento de tripulantes operacionais de helicóptero é necessário um policial fisicamente apto para a tarefa, devido à natureza do trabalho de combate e/ou salvamento.

Os integrantes do curso de formação de tripulante operacional de helicóptero foram selecionados através do edital 01/2015 - da Acadepol e teve duração de 225 horas/aula. O corpo docente foi formado por professores com notória especialidade e experiência nas áreas afetas às disciplinas que formam o conteúdo programático, selecionados a partir de sua qualificação profissional.

O curso encontra amparo legal no art. 134, parágrafo único, da constituição do Estado do Rio Grande do Sul, bem como nos artigos 1º e quinquagésimo sexto, parágrafo único, do regulamento da Academia de Polícia Civil deste estado (decreto n. 37.489/97).

Compuseram a mesa diretiva, o Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, a Diretora da Acadepol, delegada Elisângela Melo Reghelin, o Diretor da Divisão de Apoio Aéreo da Chefia de Polícia, delegado Carlos Iglesias Junior e o Diretor de Ensino da Acadepol, delegado Adriano Melgaço Junior. Outras autoridades se fizeram presentes à solenidade, entre elas, o Superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Wilson Brandt Filho.

É

Polícia Civil RS