Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil indicia 13 pessoas em crimes relacionados ao tráfico de drogas na Vila Maria da Conceição

Publicação:

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), conclui nesta segunda-feira (18) seis inquéritos policiais instaurados para apurar homicídios ocorridos na Vila Maria da Conceição, entre os dias 23 de agosto e 16 de setembro deste ano. Os inquéritos resultaram no indiciamento de 13 pessoas por homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha. Seis pessoas foram mortas e sete sofreram tentativa de homicídio. Será remetida cópia de um inquérito policial ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) referente ao envolvimento de um adolescente infrator, de 16 anos, envolvido em um dos casos. 

Segundo o delegado Rodrigo Reis, os homicídios ocorridos neste período, em cinco dias diversos, estão conectados por uma “guerra particular” entre diferentes associações criminosas relacionados ao tráfico de drogas. Estes grupos buscavam controlar os pontos de venda de drogas na Vila Maria da Conceição. Foi realizado um mapeamento das diferentes áreas da Vila para identificar as funções exercidas pelos integrantes dos grupos e as lideranças que ordenaram os crimes praticados. 

A Vila divide-se em quatro áreas principais, conhecidas como Pedreira, Baixada, Paulino e Paineira, que já se encontraram sob a influência de uma única liderança, mas que a partir de 2010 vêm passando por disputas sangrentas entre diferentes grupos. As diferentes lideranças que se alternaram na Vila Maria da Conceição, controlando ao longo dos anos a distribuição e comercialização de drogas,  e buscando pessoas da vila ou de fora dela para realizar diferentes funções organizando a atividade criminosa. Foram identificados olheiros/biqueiros (pessoa que deve observar a aproximação de policiais ou de membros de grupos rivais), soldados/seguranças da boca (para manter a segurança do local impedindo a invasão de grupos rivais ou repelir uma invasão em curso), vapozeiros (que fazem a entrega a droga ao usuário e recolhem o dinheiro) e gerentes (organizam a distribuição de armas para os seguranças, das drogas aos vapozeiros e realizam a contabilidade do dinheiro). 

Houve um pacto entre as lideranças em dezembro de 2016, o qual começou a ruir em agosto de 2017, quando iniciaram novamente as disputas e vários crimes relacionados entre si. Os crimes ocorreram em 23 de agosto deste ano, quando ocorreu a morte de um dos líderes da Vila da Conceição e a tentativa de homicídio de seu filho. Em 28 de agosto, houve a morte de um homem e a tentativa de homicídio de uma mulher. Em 01 de setembro houve o homicídio de um homem e a tentativa de homicídio de outros dois. Já em 04 de setembro houve mais um homicídio e três tentativas de homicídio, sendo que neste caso havia um adolescente, de 16 anos, envolvido com os crimes. E finalmente, em 16 de setembro houve o homicídio de uma mulher e de um homem. Todos os casos estariam relacionados entre si e os mandantes e executores se alternaram na participação dos crimes – relatou o delegado.  

Cecy Quadros Raicik

Reg. Prof. 6211

 

 

 

 

Polícia Civil RS