Polícia Civil desarticula laboratório de cocaína na zona sul da Capital

20180121190732denarc.jpeg
Prisão - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN/Denarc), desarticulou na madrugada deste sábado (20) laboratório artesanal de cocaína na zona sul de Porto Alegre. Na ação, dois homens de 25 e 23 anos foram presos em flagrante por tráfico de drogas, aproximadamente 1200 porções de cocaína, insumos para o preparo da droga, balanças de precisão e munições foram apreendidas.

Segundo o delegado Guilherme Calderipe, as investigações tiveram como base informações de que um integrante de uma facção criminosa estava coordenando, mesmo preso, um verdadeiro laboratório de cocaína na zona sul de Porto Alegre. “O trabalho realizado pelos policiais foi o de identificar o local e realizar o seu monitoramento até a chegada da droga. O laboratório funcionava 24h e os policiais, após uma semana de vigilância, conseguiram flagrar os homens em atividade e com as drogas e insumos para preparo da droga”, conta o delegado. Os indivíduos presos são suspeitos de gerenciar um ponto de preparo de cocaína, bem como de realizar a montagem da droga para a venda. “A estimativa é de que pelo menos três mil petecas (porções) de cocaína fossem produzidas nesse local por dia. A droga abasteceria boa parte dos pontos de tráfico da zona sul da Capital”, esclarece Calderipe. Na ação foram apreendidas cerca de 1.200 porções de cocaína embaladas para venda, contabilizando aproximadamente meio quilo da droga, insumos para o preparo da droga, seis balanças de precisão, munições e embalagens. “Segundo as investigações, os suspeitos preparavam, por semana, cerca de 15 quilos de cocaína, que seria distribuída em Porto Alegre. Essa estimativa chega a representar até 45 mil porções da droga”, complementa o delegado.

O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Delegado Mario Souza, disse que "segundo o relato dos investigadores no local estava consolidada uma verdadeira linha de montagem, bem organizada e com metas de produção”. O Diretor ainda afirmou que as investigações continuam e outras ações devem ocorrer na região. “Esse pequeno laboratório artesanal de cocaína, segundo estimativas das investigações, poderia abastecer até 12 pontos de tráfico de drogas da zona sul da Capital", complementa Souza.

Larissa M.