Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Duas Caras apreende parte de carga de achocolatados roubada

Publicação:

20180420151032duas-caras.jpg
Ação policial - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob a coordenação do Delegado Alexandre Luiz Fleck, na manhã desta sexta-feira (20), cumpriu cinco ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Sapucaia do Sul e Canoas.

Após notícia de um roubo a uma carga de achocolatados em pó e café solúvel, ocorrido em dezembro de 2017, a especializada instaurou inquérito policial para apurar o fato. Realizados os procedimentos de polícia judiciária, foi revelado que a suposta vítima, motorista do caminhão com a carga alvo do crime, mentiu para a Polícia Civil sobre as circunstâncias do crime.

Imagens obtidas revelaram que ele colaborou com um dos suspeitos, mostrando estar em local diverso do que disse estar, no mesmo dia e horário, próximo ao suposto roubo. Foram identificados os demais envolvidos na ação, sendo que um deles, que já possuí antecedentes por crimes como homicídio, roubo de veículo e receptação (já com condenações por alguns destes), inclusive tirou uma "selfie" com a carga subtraída, que chegou ao conhecimento da Polícia Civil.

Parte da carga, bem como a carreta, foram recuperados poucos dias após o crime pela DRFC. No cumprimento aos mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram uma caixa com características semelhantes a uma utilizada pelos criminosos, possivelmente, para transporte de um bloqueador de sinais. Também foram encontrados alguns itens possivelmente oriundos da carga subtraída.


O delegado Fleck ressaltou que os fatos investigados apontam para uma espécie criminosa envolvendo roubo de cargas que está no foco da especializada: o aliciamento. Segundo o delegado, "alguns criminosos estão optando por esta espécie de crime, por envolver riscos menores e por se tratar de um crime com punição menos severa pelo Código Penal".

 

Eugènio

Polícia Civil RS