Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Diversas armas são apreendidas em depósito clandestino descoberto em Cachoeirinha

Publicação:

20180421162617whatsapp-image-2018-04-21-at-08-15-29.jpeg
Apreensão - Foto: Polícia Civil

Foi deflagrada na noite dessa sexta-feira (20) a Operação Metamorfose no combate ao tráfico de drogas e posse/porte de armas de fogo em Porto Alegre e Região Metropolitana. A ação desencadeada pela 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (4ªDIN/Denar) foi fruto do cumprimento de mandado de busca e apreensão na repressão ao comércio de entorpecentes e os crimes relacionados em Porto Alegre e Cachoeirinha. Diversas armas de fogo foram apreendidas.

Segundo o delegado Maurício Barison após três meses de investigações os policiais civis encontraram na região metropolitana um local ilegal de alteração e depósito de armas de fogo. "Um homem investigado, guardaria as armas no local e também modificaria algumas características das armas para transforma-las em armas de fogo ou aumentar seu poder letal", explica Barison. Durante as buscas foram apreendidas 32 armas de fogo de diversos calibres. “Espingardas calibre 12, revólveres e inclusive um mecanismo de tiro de fuzil 7.62 de repetição do Exército Brasileiro foram apreendidos”, acrescentou Barison. As investigações procuram apurar se as armas de fogo seriam transformadas a partir de armas de pressão. “Durante a ação foi apreendida uma carabina de ar comprimido, comprada legalmente em qualquer loja desse ramo, transformada em uma arma de fogo calibre .22, sem registro e sem numeração oficial - uma ‘arma fantasma’”, acrescentou.

O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, enfatizou o risco de ‘armas fantasmas", sem procedência, para o aumento da criminalidade e fortalecimento do tráfico de drogas. “A Polícia Civil vai intensificar as investigações contra possíveis fontes de fornecimento de armas ilegais que possam estar atreladas ao narcotráfico”, ressaltou Souza. Com esta ação, a Especializada atingiu mais uma grande apreensão de armas, computando a segunda maior apreensão realizada no ano de 2018. “Em março na Operação Armeria foram apreendidas mais de 100 armas. Esse resultado de grande efetividade na retirada de armas foi colocado no planejamento operacional de 2018 do Departamento e teve alterações nas formas de ação, que estão proporcionando como resultado este nível muito positivo na apreensão de armas”, enfatizou o Diretor. O responsável pelo local não estava no momento da ação policial.

Larissa M.

Polícia Civil RS