Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Mirante contra o tráfico de drogas em Pelotas resulta em nove prisões

Publicação:

20180830110247op-mirante.jpg
Operação Mirante contra o tráfico de drogas em Pelotas resulta em nove prisões - Foto: Polícia Civil

Nesta quinta-feira (30), em Pelotas, a Polícia Civil deflagrou a Operação Mirante, no combate ao tráfico de drogas na região central da cidade conhecida como Loteamento Anglo. Durante a operação, que se originou de investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Pelotas, aproximadamente 120 policiais civis cumpriram 34 ordens judiciais, sendo 09 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão. Nove pessoas foram presas, oito delas preventivamente e uma em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de drogas.

Durante as buscas, foram apreendidas quantidade de drogas como cocaína, três simulacros de arma de fogo, aproximadamente seis mil reais em dinheiro, além de objetos sem procedência, provavelmente produtos de furto e roubo. Dentre os objetos apreendidos estão peças de vestuário ainda com etiquetas de loja, rodas de liga leve e pneus, ferramentas, bijouterias, bicicleta e balança de precisão.

Segundo o delegado regional Márcio Steffens e a delegada titular da 1ªDP de Pelotas, Lisiane Matarredona, durante os quatro meses de investigação já foi constatado comércio e distribuição de drogas em locais dos cumprimentos das ordens judiciais. Os delegados ressaltam a importância da ação e das prisões de hoje, já que o tráfico de drogas torna-se o principal motivador de crimes de homicídio na região. “Durante a ação de hoje, também ficou demonstrada a vinculação do tráfico com crimes de furto, roubo e receptação, já que diversos objetos sem procedência foram apreendidos nos locais de cumprimento dos mandados”, disse Steffens.

Conforme a delegada Lisiane, a operação foi batizada com o nome Mirante porque foram utilizadas diversas técnicas de investigação com monitoramento dos locais e das pessoas, filmagens e observação à distância. A delegada ainda ressalta a importante participação da comunidade por meio de denúncias através dos vários canais de comunicação da Polícia Civil.

A Operação Mirante contou com a participação dos cães de faro do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e da Divisão de Apoio Aéreo, empregando o helicóptero da Polícia Civil no apoio durante o cumprimento dos mandados.

Jorge Felipe
Fabiano Costa

Polícia Civil RS