Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Seival é deflagrada no interior do Estado no combate a crimes rurais

Publicação:

20181019105454operacao-seival.jpeg
Prisão - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé deflagrou na manhã desta sexta-feira (19) a Operação Seival na repressão a furtos em propriedades rurais. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Candiota e Hulha Negra. Um homem foi preso, arma, munições, um veículo adulterado e material para o comércio de drogas foram apreendidos.

Segundo os delegados André Mendes e Cristiano Ritta, após a ocorrência de um furto arrombamento a uma vinícola da região, ocorrida em meados de junho deste ano, a Polícia Civil passou a investigar um grupo criminoso sediado no município de Candiota, especializado em furtos a propriedades rurais, especialmente defensivos agrícolas e maquinário elétrico. “De acordo com as investigações os suspeitos utilizariam em suas ações veículos com placas adulteradas e tocas ninja, sendo seus crimes sempre praticados no turno da noite. Eles também são suspeitos de atuarem no tráfico de drogas”, esclareceram os delegados.

A Polícia Civil estima que, apenas neste ano, os suspeitos já teriam subtraído mais de 100 mil reais em defensivos agrícolas e maquinário de produtores rurais e de empresas da região. “Nas buscas foram apreendidas uma arma de fogo, munições de diversos calibres, uma moto com a placa de outro veículo, 65 frascos plásticos utilizados para acondicionar cocaína, chamados de eppendorfs, com presença de cocaína”, elencaram Mendes e Ritta. Na localidade de Seival, em Candiota, um homem foi autuado flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A operação foi denominada Seival por ser a área do município de Candiota onde residem a maioria dos suspeitos.

Larissa M.

Polícia Civil RS