Sala das Margaridas é inaugurada em Sapiranga

- - Foto: PCRS
Por PCRS

Na tarde desta terça-feira (16/04), a Polícia Civil inaugurou a Sala das Margaridas junto à Delegacia de Polícia de Sapiranga. Esta é a 83ª Sala de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar no Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada na sede da Delegacia, situada à Avenida João Corrêa, 1776, Bairro Oeste, em Sapiranga.

- - Foto: PCRS

O enfrentamento à violência doméstica e familiar é uma das prioridades da Polícia Civil. As Salas das Margaridas são espaços reservadas para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar em Delegacias de Polícia que não sejam especializadas, a fim de proporcional um local mais humanizado que garanta a privacidade das vítimas para o relato das situações de violência sofridas, bem como o registro da ocorrência policial, oitivas, solicitações de Medidas Protetivas de Urgência e demais encaminhamentos da Lei Maria da Penha.

Além das Salas das Margaridas, atualmente existem 21 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher no Rio Grande do Sul, bem como Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGVs) com a atribuição para atendimento das mulheres vítimas de violência.

WhatsApp Image 2024 04 16 at 11

A Polícia Civil gaúcha também conta com a Delegacia Online da Mulher, que permite o registro de ocorrências de forma digital. Ademais, são empreendidas uma variedade de iniciativas, incluindo palestras, atividades pedagógicas, distribuição de panfletos e campanhas informativas, a fim de conscientizar a população sobre a questão da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A solenidade contou com a presença do Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Delegada Adriana Regina da Costa; titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), Delegado Eduardo Augusto de Moraes Hartz; titular da Delegacia de Polícia de Sapiranga, Delegado Clóvis Nei da Silva; representantes das forças de segurança e outras entidades.

A comunidade de Sapiranga, através da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, CONSEPRO e empresas privadas também incentivaram a iniciativa. A pintura da Sala, adesivagem, móveis sob medida e espaço lúdico contaram com doações da empresa Beira Rio.

WhatsApp Image 2024 04 16 at 16

Em 2023, a Delegacia de Sapiranga, que também atende o Município de Araricá, encaminhou a solicitação de cerca de 800 Medidas Protetivas de Urgência. A Comarca de Sapiranga, composta também pelos municípios de Araricá e Nova Hartz, deferiu 1230 Medidas Protetivas de Urgência.