2º Encontro Nacional de Diretores de Departamentos de Homicídios ocorre em Canela, na Serra Gaúcha

DHPPs

Encontro ocorreu no Tri Hotel, em Canela - Foto: Jorge Felipe/DCS

Diretores e Delegados de Polícia de Departamentos de Homicídios de todos os estados do Brasil participaram, nessa terça-feira (30),  do primeiro dia do 2º Encontro Nacional de DHPPs – Estratégia de Combate a Homicídios. O evento, realizado na cidade de Canela, na Serra Gaúcha, segue até amanhã, com a proposta de promover a troca de experiências entre os departamentos e discutir estratégias para a padronização da atuação das DHs no país.

O evento, que integra as comemorações dos 180 anos da PCRS - celebrados no próximo dia 3 de dezembro, sexta-feira -, tem a participação da Chefe de Polícia da PCRS, Delegada Nadine Anflor; e da Diretora do DHPP da Instituição, Delegada Vanessa Pitrez.

1d
Evento reuniu Diretores e Delegados de DHPPs de todos os estados brasileiros - Foto: Jorge Felipe/DCS
1f
A Presidente do CONCPC e Chefe de Polícia da PCRS, Delegada Nadine Anflor, prestigiou o evento - Foto: Jorge Felipe/DCS

Na primeira parte do encontro, pela manhã, os participantes assistiram a palestra “O Sistema Prisional como Fonte de Produção de Conhecimento na Investigação de Homicídios”, do Diretor do CGIN/DPEN/MJ, Luiz Eduardo Pires Thomaz. A mediação foi do Diretor da Divisão de Homicídios Metropolitana do DHPP da PCRS, Delegado Cassiano Cabral.

Logo após, assumiu a palavra o Coordenador Geral de Crime Organizado da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Delegado Carlos Augusto do Prado Bock. Ele palestrou sobre o tema "Estratégias Nacionais de Combate e Redução de Homicídios no BR: Operações Integradas do SUSP e Programa Moisaco".

Para a Chefe de Polícia, que discursou na abertura do encontro, "as discussões que por aqui passarão serão levadas aos Chefes e Diretores-gerais de Polícia que se encontram a partir de amanhã na 55ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil", afirmou. "Os senhores e senhoras nos representam neste combate à criminalidade que é o indicador maior, o indicador principal, aquele que diz se o município, estado ou país é seguro para viver. Os senhores e senhoras são responsáveis por representarem as policiais civis através desses indicadores", concluiu.

A segunda parte do evento, à tarde, foi dedicado à troca de experiências entre os delegados, momento em que representantes de vários estados apresentaram seus departamentos e falaram dos desafios no combate à criminalidade.