Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil promove Programa de Mindfulness para servidores policiais civis

Publicação:

20170810073935capa.jpg
Polícia Civil promove Programa de Mindfulness para servidores policiais civis - Foto: Polícia Civil - Imprensa

Em uma parceria inédita envolvendo o Departamento de Psiquiatria da UFRGS e Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP com Instituições Policiais em Porto Alegre e São Paulo, a Polícia Civil, através da Divisão de Saúde/DAP ofereceu o Programa de 8 Semanas de Mindfulness, pelo segundo ano consecutivo, para os servidores policiais civis. Nesta edição, duas turmas puderam praticar o Programa, com a colaboração do Instrutor de Mindfulness pela Unifesp e King's College e especialista em Saúde Mental, Henrique da Silva.

Esta parceria com colaboração acadêmica marca o pioneirismo da Polícia Civil do RS, sendo a primeira instituição policial da América Latina a oferecer estas ferramentas aos policiais. O Programa é destinado a pessoas que queiram promover sua qualidade de vida e/ou apresentam graus variados de estresse, sintomas de ansiedade, depressão ou dor crônica.

O Programa foi eminentemente prático. Os policiais tiveram a oportunidade de vivenciar as técnicas de Mindfulness/Atenção Plena. Dentro do Programa encontram-se diversas práticas e exercícios guiados para aumentar a capacidade de presença e consciência na vida diária, técnicas para o manejo do estresse, além de dinâmicas de grupo e espaços para troca de experiência entre os participantes. Também foram recebidos áudios para praticar o treinamento fora dos encontros.

“Com os resultados científicos desta colaboração, espera-se difundir a adoção de Programas de Mindfulness nas corporações policiais em todo o mundo, além de colaborar para o desenvolvimento de futuros programas e recomendações cujo escopo contemple policiais não só fisicamente, mas também mentalmente aptos e saudáveis”, relatou o responsável pelo Programa, Dr. Marcelo Trombka, médico da Associação Brasileira de Psiquiatria e Instrutor de Mindfulness pela UNIFESP/Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde. 

"O desenvolvimento do Programa Mindfulness, pelo segundo ano consecutivo dentro da instituição, consolida a necessidade de trabalharmos a saúde do policial em todos os aspectos, principalmente naqueles que podem trazer uma melhor qualidade de vida e que possibilite trabalhar de forma preventiva", afirmou a Diretora da Divisão de Saúde, delegada Daniela Duarte Capoani.

Fonte: Divisão de Saúde/DAP

Jorge Felipe

 

 

 

Polícia Civil RS