Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Filme Fiz-me Respeitar é lançado no Palácio da Polícia em Porto Alegre

Publicação:

2018112814112328-11-lancamento.jpg
Lançado o Filme Fiz-me Respeitar no Palácio da Polícia em Porto Alegre - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (28), ocorreu o lançamento do filme “Fiz-me respeitar” no auditório do Palácio da Polícia, na Capital. O evento contou com a presença do Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, da diretora do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), Delegada Adriana Regina da Costa. O Deca foi o Departamento idealizador do projeto, juntamente como o cineasta Ricardo Martinez Fagundes. Além dos Delegados, estavam presentes demais autoridades públicas, servidores policiais, diretoria, professores e alunos da Escola Gomes Carneiro.


O filme, o qual retrata o Projeto Papo de Responsa da Polícia Civil, foi filmado e protagonizado por alunos e professores da Escola Gomes Carneiro. Durante os encontros do Papo de Responsa que foram realizados na Escola, percebeu-se proveitosa recepção dos jovens, bem como de seu corpo diretivo, vislumbrando-se a possibilidade de elaboração de um filme que aproveitasse o talento dos alunos e a atualidade do tema Bullying.
Existindo já estreitos laços de amizade e cooperação entre Deca, o Cineasta Ricardo Fagundes e a Escola Gomes Carneiro, foi surgindo a ideia de desenvolver esse filme como forma de auxiliar o trabalho de prevenção junto às unidades escolares, bem como auxiliar todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram para um mundo mais humanizado e pacífico.


Vale ressaltar que Ricardo Fagundes possui vários e brilhantes trabalhos em prevenção, entre eles a sua produção anterior, o filme denominado “Artigo 243”, cujo tema é a prevenção do uso do álcool na adolescência.


Após intensa atividade com os alunos, concluiu-se o filme que hoje atinge sua estreia, cujo objetivo maior é difundir o diálogo e aproximação no ambiente intraescolar, incentivando o protagonismo juvenil, desenvolvendo sentidos de pertencimento e corresponsabilidade, trabalhando a comunidade escolar e social com o fim maior de proporcionar escolhas melhores para sua vida presente e futura.


O Chefe de Polícia destacou a iniciativa do filme percebida pelo Programa Papo de Responsa, agradecendo à comunidade escolar, principalmente aos alunos que protagonizaram o filme, juntamente com os policiais civis que desenvolvem o programa em todo o Estado, assim como os servidores, agentes e delegados do Departamento Estadual da Criança e Adolescente.

 

 

Vitória Nascimento

Jorge felipe

Polícia Civil RS