Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Na Expointer, governo anuncia ampliação da competência das Decrabs para qualificar o combate a crimes no campo

Segurança no campo

Publicação:

1b
Assinatura de decreto ocorreu no auditório da Farsul na Expointer - Foto: Rodrigo Cachoeira/PCRS

Direto da 44ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, nesta quinta-feira (09), o Governador Eduardo Leite assinou o decreto que reorganiza e amplia a competência regional das Delegacias de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrabs), da Polícia Civil. O objetivo é qualificar o combate aos crimes no campo.

As quatro Decrabs existentes no estado - Bagé, Camaquã, Santiago e Cruz Alta - atenderão todo o RS, que será dividido em 4 macrorregiões.

Para essa nova divisão, a sede da Decrab de Santiago passará a ser no município de Alegrete. As outras três permanecem nas cidades onde estão atualmente, mas também ampliam a sua competência de atendimento.

1a
Chefe de Polícia falou sobre a importância das Decrabs para segurança no campo - Foto: Renata Bianchini/PCRS

Para definição das macrorregiões, a Divisão de Planejamento e Coordenação (Diplanco) da Polícia Civil realizou um estudo que considerou a quantidade de ocorrências registradas de furto abigeato e furto defensivo agrícola no RS, entre os anos de 2016 e 2020, bem como a proporcionalidade na distribuição da área de circunscrição de cada um dos quatro órgãos propostos. A análise também considerou o respeito às circunscrições das regiões policiais, de forma que as Decrabs englobem a totalidade da área das regiões pelas quais serão responsáveis.

O estudo também foi objeto de reuniões internas da administração da PC, envolvendo os Delegados de Polícia mobilizados nessas delegacias, assim como encontros com o público externo diretamente ligado ao atendimento por essas unidades especializadas, como a Federação da Agricultura do RS (Farsul) e as lideranças parlamentares engajadas na causa rural.

Entre os benefícios da alteração, a Chefia da Polícia Civil destaca a melhor efetividade das ações para prevenir, reprimir e investigar os crimes de abigeato e os demais delitos patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas, além do combate qualificado às organizações criminosas especializadas.

Confira como ficaram divididas as quatro macrorregiões de atendimento das Decrabs:

I – macrorregião da 1ª DECRAB Bagé: 9ª DPRI; 18ª DPRI; 7ª DPRI;
16ª DPRI; 20ª DPRI;

II – macrorregião da 2ª DECRAB Alegrete: 4ª DPRI; 12ª DPRI; 21ª
DPRI; 3ª DPRI;

III – macrorregião da 3ª DECRAB Camaquã: 23ª DPRI; 1ª DPRI; 2ª
DPRI; 8ª DPRI; 29ª DPRI; 17ª DPRI; 25ª DPRI; 19ª DPRI; e áreas
territoriais da DPRPA, 1ª DPRM, 2ª DPRM e 3ª DPRM do Departamento
de Polícia Metropolitana - DPM/PC;

IV – macrorregião da 4ª DECRAB Cruz Alta: 5ª DPRI; 26ª DPRI; 13ª
DPRI; 27ª DPRI; 10ª DPRI; 14ª DPRI; 22ª DPRI; 28ª DPRI; 11ª DPRI; 6ª
DPRI; 24ª DPRI; 15ª DPRI.

Comentários

Polícia Civil RS