Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição da história da Polícia Civil do Rio Grande do Sul é inaugurada em shopping na Capital

Publicação:

Inauguração da Exposição da História da Polícia Civil do RS
Inauguração da Exposição da História da Polícia Civil do RS
Por Polícia Civil

Nesta terça-feira (15), foi inaugurada uma exposição sobre a história da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, uma iniciativa promovida entre a Polícia Civil e o Shopping Praia de Belas. A exposição ficará disposta para visitação de hoje até o dia 04 de novembro.

A Polícia Civil foi criada através da Lei Imperial n° 261, de 03 de dezembro de 1841. Por meio dessa lei, em cada província criaram-se os cargos de chefe de polícia, delegados e subdelegados de polícia, que eram nomeados pelo próprio imperador.  

A exposição apresenta uma linha de tempo que conta os fatos importantes da Polícia Civil gaúcha, como a origem da instituição, informações sobre o patrono delegado Plínio Brasil Milano, sobre a Acadepol, sobre o ingresso da mulher na instituição e atualidades, obrigações e atribuições da PC. Além disso, poderá ser visto de perto algumas das viaturas históricas da instituição. 

Estiveram presentes o Vice-Governador e Secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Junior, a Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, o Sub-Chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes, e todos os diretores de departamentos da Polícia Civil. Também prestigiaram o evento o Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ykeda, e o filho do delegado Plínio Brasil Milano (patrono da PCRS), Luis Caldas Milano.

Polícia Civil RS