Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nove pessoas são presas por roubo e carga avaliada em mais de três milhões de reais é recuperada em Cachoeirinha

Publicação:

flexmaismais
22230828-flexmaismais.jpg

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sob a coordenação do Delegado Alexandre Luiz Fleck, nesta terça-feira (22.01.19), prendeu nove indivíduos por roubo de carga em depósito de rede varejista, ocorrido nesta madrugada em Cachoeirinha/RS, além de outros crimes praticados durante a ação policial.

A atuação da Delegacia contou com o apoio operacional das Delegacias de Repressão a Roubos, Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos, Delegacia de Repressão aos Crimes Infortmáticos e Delegacia de Capturas, Delegacia de Repressâo à Lavagem de Dinheiro, todas do DEIC, além do Serviço de Apoio Aéreo da Polícia Civil. Ainda, após a fuga de diversos indivíduos, a atuação de outras forças policiais - Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal - foi determinante para o completo desfecho positivo da ação.

A Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas já empreendia investigações visando determinar autoria de crimes desta natureza. Assim, após a ocorrência do crime, nesta madrugada, onde indivíduos fortemente armados e organizados adentraram o depósito de uma distribuidora de rede varejista e, mediante grave ameaça, roubaram aproximadamente dois mil aparelhos de telefone celular, a Especializada, baseada nas informações e inteligência obtidas nas investigações passadas, passou a diligenciar para a recuperação da carga e prisão dos autores do fato. Desta forma, foram identificados dois sítios, na cidade de Gravataí/RS, possivelmente utilizados como esconderijos da quadrilha.

No primeiro local, situado em uma estrada vicinal próxima à RS-118, onde dois indivíduos foram detidos, localizou-se uma pequena parte da carga subtraída, além de munições de calibre permitido e restrito.  No segundo local, já com o apoio aéreo e das demais delegacias do DEIC, situado na Estrada do Gravatá, os policiais civis foram recebidos a tiros pelos criminosos, que passaram a empreender fuga. Os policiais civis conseguiram render quatro dos criminosos no local, sendo que pelo menos mais quatro teriam fugido.

No local, foram encontrados praticamente todos os celulares roubados, além de todos os televisores subtraídos, três revólveres calibre .38, duas pistolas de calibre restrito, farta munição de calibres permitido e restrito, coletes balísticos, quatro jammers (bloqueadores de sinais), incluindo um de alta potência, diversos potes com "miguelitos", vestuário utilizado no roubo, quatro veículos roubados e com placas clonadas, sendo três deles utilizados na prática ilícita, toucas ninja, rádios comunicadores para monitoramento da frequência policial, entre outros objetos.

Dois dos fugitivos embarcaram em um Renault/Logan, sendo então monitorados e perseguidos pelo apoio aéreo. Diante disso, resolveram abandonar o veículo em via pública, o qual foi posteriormente recuperado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar. Dentro dele, foram encontrados mais de cem telefones celulares do roubo, além de um revólver calibre .38, uma pistola de calibre restrito, e um fuzil calibre .556. Um dos criminosos efetivou o roubo de um veículo GM/Celta, sendo posteriormente preso. O outro roubou um veículo VW/Gol, obrigando o proprietário a dirigir o automóvel em fuga.

Diante do alerta na rede, noticiado por familiar da vítima, policiais militares da cidade de Glorinha cruzaram com o veículo, passando a persegui-lo. O criminoso efetuou diversos disparos contra os policiais, que revidaram a agressão. A vítima, assustada, acabou acidentando-se com o veículo. O criminoso empreendeu fuga, não sem antes efetuar mais disparos contra os policiais, em um matagal. Após, já com o apoio de outras guarnições, nova troca de tiros ocorreu, sendo o delinquente baleado e vindo a óbito. Foi apreendida uma arma de fogo, pistola, de calibre restrito.

Simultaneamente, na perseguição dos demais fugitivos, policiais civis localizaram um dos criminosos escondido em um cano da rede de esgoto de uma fábrica próxima ao local, ainda na posse de munições calibre .12, confessando ter dispensado a arma de fogo. Na sequência, após fazer um refém, outro criminoso acabou sendo detido pela segurança privada do mesmo local, até a chegada dos policiais civis, que o conduziram preso.

O Delegado Fleck ressaltou que a ação da Especializada obteve êxito graças à pronta resposta, possível diante dos elementos de inteligência e investigações pretéritas sobre fatos desta natureza. Ainda, que a atuação policial desbaratou quadrilha altamente especializada, o que se denota pelos objetos apreendidos, bem como pelos antecedentes graves de diversos dos componentes do bando.

O flagrante é lavrado na DRFC, sendo os presos autuados pelos crimes de roubo circunstanciado, roubo de veículo, tentativa de homicídio, receptação, posse e/ou porte ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito, posse e/ou porte irregular de arma de fogo e munição de uso permitido e crime de atividade clandestina de telecomunicações. Após os procedimentos de praxe, serão encaminhados ao sistema prisional.

e

Polícia Civil RS