Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Kangal deflagrada prende criminosos que integram organização criminosa com ligação com facção do Vale dos Sinos.

Publicação:

Draco cruz alta
Apreensões da Operação Kangal - Foto: Polícia Civil / DRACO Cruz Alta

Na manhã de quarta-feira (16/06), a Polícia Civil deflagrou a Operação Kangal com o objetivo de prender criminosos que integram organização criminosa em Cruz Alta, e que possui ligação com facção do Vale dos Sinos. Foram presos seis criminosos sendo cinco em flagrante e um em cumprimento de mandado prisão temporária. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos bairros Dirceu, São José e São Miguel.

A investigação demostrou que o grupo atuava fortemente comercializando cocaína, maconha e ecstasy na cidade de Cruz Alta e região. Além disso, para financiar a atividade, praticavam roubos a estabelecimentos comerciais na cidade, utilizando-se de armas de fogo. Os criminosos também costumavam coagir moradores com ameaças e inscrições em muros.

O nome da operação tem como inspiração o nome pelo qual os integrantes da facção se intitulavam. Kangal é um cão de raça turco conhecido pela força e por proteger rebanhos de Lobos.

Outros integrantes do grupo já encontram-se presos. A célula possui como líder conhecido criminoso que encontra-se preso na PASC.

Durante a ação foram apreendidas porções maconha, cocaína, ecstasy, balança de precisão, valores em dinheiro, celulares e munições.

A operação contou com a participação de 40 policias de toda 5ª Região Policial, sede em Cruz Alta.

Maiores informações podem ser obtidas com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Cruz Alta.

 

Polícia Civil RS