Operação Retomada visa o desmantelamento de facções criminosa atuantes no bairro Restinga, na Capital - Foto: Polícia Civil - Divulgação
Por Leonardo Martins

Nesta sexta-feira (30), em operação integrada da Polícia Civil e Brigada Militar, foi deflagrada a Operação Retomada, com o objetivo de desmantelar facções criminosas que atuam no bairro Restinga, na Capital. A ação, coordenada pela 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa e pelo 21º Batalhão da Brigada Militar, busca dar cumprimento a dez mandados de busca e apreensão vinculados a investigações de homicídios ocorridos na localidade. Para a Operação, estão sendo utilizados 80 policiais, 35 viaturas, canil e helicóptero. Na ação, um foragido foi capturado e foram apreendidas drogas, telefones celulares e câmeras de vigilância.

A disputa territorial por pontos de tráfico já gerou diversos ataques de facções, as quais culminaram em, pelo menos, nove homicídios, entre tentados e consumados, atingindo 11 vítimas nos últimos cinco meses. Segundo o que foi apurado nas investigações, além dos homicídios ocorridos entre os integrantes dos grupos criminosos, bem como de pessoas da comunidade atingidos e que não tem envolvimento com a criminalidade, tem se verificado a retirada forçada de moradores, que são obrigados a desocuparem seus lares para membros da facção, que usam os locais para traficar, morar, esconder armas e drogas. Ainda foi possível apurar que uma liderança que havia sido encaminhada para Penitenciária Federal e que retornou em setembro de 2020, atualmente detido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, e que atuava no tráfico de drogas naquela região, estaria envolvida no comando dos ataques de uma das facções envolvidas.

Os mandados de busca e apreensão foram deferidos na investigação de um crime de homicídio ocorrido 12/06/2021, por volta das 14h, na Av. Dr, João Dentice, bairro Restinga, zona sul desta Capital. Um homem foi morto com diversos disparos de arma de fogo. No entorno do corpo da vítima foram localizados e apreendidos diversos estojos de munição calibre .9mm e .40. A execução deu-se em plena luz do dia em meio a diversos moradores, entre crianças e adultos. Dois indivíduos desceram de um veículo e efetuaram os tiros contra vítima, a qual estava em um ponto de tráfico e atuava para a facção contrária.

Mais informações com o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia, titular da 4ª DPHPP.