Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Santo Antônio prende 15 pessoas em combate ao tráfico no noroeste do Estado

Publicação:

20170523124526santoantonio-presos.jpeg
Ação - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Giruá, deflagrou na manhã desta terça-feira (23), a Operação Santo Antônio em combate ao tráfico de drogas e associação para o tráfico, na região noroeste do Estado. Foram cumpridos 21 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão em seis municípios. Na ação, 15 pessoas foram presas, incluindo o líder da oganização que é detento no complexo prisional de Charqueadas.

De acordo com os delegados Joseane Fröehlich e Rogério Junges, a investigação iniciou há seis meses após uma prisão por tráfico de drogas que indicou o envolvimento de diversas pessoas no esquema de transporte e distribuição de entorpecentes. "A droga vinha da região metropolitana em ônibus, geralmente trazida por mulheres, a fim de dificultar a fiscalização. Ao chegar na região, o detento de Charqueadas determinava o destino dos entorpecentes", conta o delegado Junges.

OperacaoSantoAntonio prende 15 pessoas em combate ao tráfico de drogas no noroeste do Estado https://t.co/NliLJGUYms pic.twitter.com/boDCYfwOpy

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 23 de maio de 2017

A partir da prisão de uma traficante, a investigação passou a monitorar os passos da droga e descobriu que ela era levada para a região, em ônibus de linha desde a capital. "Ao chegar na cidade de Santo Ângelo, era distribuída aos vendedores das cidades vizinhas, que iam até local de armazenamento buscar a droga, sempre previamente programado com o lider da organização", conta a delegada Joseane.

Os policiais identificaram também a ligação do detento com o grupo e descobriu que els era natural da região, por isso mantinha vasto contato para o esquema. A buscas ocorrem nas cidades de Santo Angelo, Giruá, Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina e Charqueadas. Participaram da ação cerca de 120 policiais.

 

Adriano Remião
Larissa F. Beretta

Polícia Civil RS