Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação São Diogo prende 4 e desmantela organização criminosa especializada na subtração de defensivos agrícolas

Publicação:

Polícia Civil
Polícia Civil
Por Polícia Civil

Uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de defensivos agrícolas e outros crimes rurais em todo Estado foi desmantelada durante operação da Polícia Civil nesta terça-feira (26). Coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, a Operação São Diogo cumpriu mandados judiciais na cidade de Ijuí, culminando na prisão em flagrante de três membros do grupo. Um quarto suspeito, que liderava o bando, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando se deslocava para entregar produtos agrícolas na fronteira.

Foram apreendidos defensivos agrícolas de origem desconhecida e uruguaia (contrabando), produtos agrícolas com suspeita de adulteração e/ou falsificação, aproximadamente R$ 10 mil em cheques e dinheiro - quantia oriunda da venda de produtos agrícolas irregulares - e veículos utilizados em assaltos a propriedades rurais.
O bando, que tem como sede o município de Ijuí, começou a ser investigado em janeiro deste ano, após executar um assalto numa propriedade rural de Pedras Altas, fronteira com o Uruguai. Na oportunidade, os criminosos armados mantiveram uma família refém e roubaram cerca de R$ 1 milhão em defensivos agrícolas e maquinários. Segundo apurou a Polícia, o grupo também atua no comércio ilegal de armas de fogo, falsificação e comércio ilegal de defensivos agrícolas.
Conforme o delegado André Mendes, responsável pelas investigações, com o fim da organização criminosa, deverá ocorrer uma diminuição nos furtos e roubos de defensivos agrícolas no Estado. "As investigações apontam que o grupo pode ter atuado em crimes nos municípios de Rio Grande, Bagé, São Vicente do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Lageado, Cruz Alta, Santiago, Uruguaiana, São Gabrieli, entre outros", afirma Mendes
Além da PRF, apoiou a ação a Brigada Militar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Abastecimento e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Carlos Vogt

Polícia Civil RS