Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Snitch desarticula grupo criminoso que roubava motoristas de aplicativo na Capital

Publicação:

WhatsApp Image 2025 12 08 at 10 18 44
--

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV/Deic), em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou nesta segunda-feira (08) a Operação Snitch. O objetivo da ofensiva é desarticular organização criminosa responsável por diversos roubos de veículos na zona norte da Capital e na cidade de Alvorada.

Durante a ação, que ocorreu nos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva. Até o momento, quatro pessoas foram presas preventivamente.

As investigações, iniciadas em julho deste ano, apuraram que o grupo era liderado por um dos indivíduos, o qual foi apontado como responsável por “encomendar” os roubos e coordenar a logística para ocultação e desmanche dos veículos. Os indivíduos que atuavam diretamente nos roubos eram levados até os locais das práticas criminosas por um dos comparsas, enquanto os demais desembarcavam e subtraiam os automóveis das vítimas, com uso de arma de fogo. Os veículos eram levados para Alvorada, onde eram preparados para revenda, clonagem ou desmanche. Apurou-se, ainda, que o grupo atuava em furto de automóveis.

De acordo com a Delegada Jeiselaure de Souza, titular da DRV/Deic, a investigação permitiu identificar a estrutura hierárquica do grupo criminoso, bem como a divisão de tarefas entre seus integrantes, caracterizando organização criminosa voltada para a prática de roubos e furtos de veículos. A análise dos elementos colhidos, bem como a troca de informações de inteligência com a Brigada Militar, foi fundamental para subsidiar as representações judiciais que resultaram nos mandados cumpridos. A apreensão dos dispositivos eletrônicos permitirá aprofundar a linha investigativa, visando à responsabilização de todos os envolvidos e à interrupção da cadeia delitiva.

“A integração entre as forças de segurança é um dos pilares do Programa RS Seguro e foi determinante para o êxito desta operação. A troca de informações com a Brigada Militar permitiu alinhar estratégias e agir de forma coordenada, garantindo maior efetividade no combate à criminalidade organizada. Essa atuação conjunta reforça nosso compromisso com a redução dos índices de violência e com a proteção da sociedade gaúcha”, esclareceu a Delegada Jeiselaure.

Polícia Civil RS