Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil forma alunos mediadores em programas Mediar e Galera do Bem em Imbé

Publicação:

imbé
14161153-imbe.jpg

Nesta quarta-feira (dia 12/6/2019), na Escola Estadual Reinaldo Vaccari, sito no Balneário Santa Terezinha, em Imbé, policiais civis palestraram para alunos representantes de turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio sobre o Programa Mediar & A Galera do Bem, promovido pela Polícia Civil.

A palestra foi proferida pelo Comissário de Polícia Moysés Lopes Prates, Secretário da Gerência do Programa Mediar, pelo Delegado de Polícia Antônio Carlos Ractz Jr., titular da Delegacia de Polícia de Imbé, e pela Escrivã de Polícia Náthila Nascimento.

Ao final, 29 alunos receberam certificados e uma camiseta do Projeto Galera do Bem dos seus padrinhos, o Delegado Ractz e a Escrivã Náthila. Tais alunos estão habilitados a serem mediadores de conflitos escolares nas suas turmas.

Direção e professores da escola destacaram a importância da parceria entre a Secretaria Estadual da Educação, por meio do Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), e a Polícia Civil, por meio do Programa Mediar, que insere a figura de mediador na comunidade escolar e aproxima os alunos da instituição policial.

Segundo a Delegada de Polícia Sabrina Deffente, gerente do Programa Mediar, a mediação é um modelo de Justiça Restaurativa, onde um terceiro facilitador auxilia as partes na desconstrução da violência e na construção de um processo de paz.

Polícia Civil RS