Polícia Civil inaugura Sala das Margaridas em Viamão

Deam_Viamão
Evento - Inauguração Sala das Margaridas - Foto: Polícia Civil

Nesta quarta-feira (04/12), a Polícia Civil inaugurou, em Viamão, a Sala das Margaridas. As novas atividades vão ser desempenhadas nas dependências da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município, localizada no Centro da cidade.

A Sala das Margaridas faz parte de um projeto de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência, sendo possível o registro de ocorrência policial, oitivas, solicitações de medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previstos na Lei Maria da Penha.

A programação foi realizada por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias, Coordenadoria da Mulher de Viamão e Coordenadoria da Juventude de Viamão. Com duração de dois dias, contou com painéis sobre estrutura multidisciplinar, atendimento às vítimas de violência de gênero, enfrentamento à violência contra a mulher, desafios da Lei Maria da Penha, dentre outros.

Após a cerimônia de inauguração da Sala das Margaridas, foi realizada a abertura do Seminário “Capacitar e Humanizar – Políticas Públicas e Ferramentas de Polícia Judiciária para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher”, com a finalidade de capacitar a Rede de Atendimento do Município de Viamão. O Seminário foi organizado pela Delegacia da Mulher de Viamão, em parceria com o Centro de Referência ao Atendimento às Mulheres de Viamão.

Participaram da abertura, a Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, o secretário de Obras e Serviços Públicos de Viamão, Vladimir Bandeira, representando o Prefeito de Viamão, a vereadora Belamar Pinheiro, representando o Presidente da Câmara Municipal de Viamão, a Promotora de Justiça Tatiana Alster, representando o Ministério Público de Viamão, a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa, o diretor Regional da 1ª DPRM, delegado Rodrigo Bozzetto, a diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), delegada Shana Luftz Hartz, a delegada Daniela Malvasio, representando a diretora da Acadepol e a delegada Jeiselaure de Souza, titular da Delegacia da Mulher de Viamão.