Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil promove Programa Mindfulness para os policiais

Publicação:

20161214175711img-2556.jpg
Mindfulness - Foto: Polícia Civil - Imprensa

Nos últimos meses, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Saúde (DAP), ofereceu o Programa Mindfulness para os policiais civis. A parceria ocorreu entre o Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) juntamente com instituições policiais de Porto Alegre e São Paulo. O Programa, destinado a pessoas que queiram promover sua qualidade de vida e/ou apresentam graus variados de estresse, sintomas de ansiedade, depressivos ou de dor crônica, durou 8 semanas. 

Segundo a delegada Daniela da Silva Duarte, o Mindfulness foi eminentemente prático, onde os policiais tiveram a oportunidade de vivenciar as técnicas de atenção plena. "Dentro do Programa encontram-se diversas práticas e exercícios guiados para aumentar nossa capacidade de presença e consciência na vida diária, técnicas para o manejo do estresse, além de dinâmicas de grupo e espaços para troca de experiência entre os participantes", conta a delegada. Os participantes também receberam áudios para praticar o treinamento entre os encontros.

Com o resultado científico desta colaboração, a delegada ainda afirma que espera difundir a adoção de Programas de Mindfulness nas corporações policiais em todo o mundo, além de colaborar para o desenvolvimento de futuros programas e recomendações cujo objetivo contemple policiais não só fisicamente aptos, mas também mentalmente saudáveis.

O Curso foi ministrado pelo Dr. Marcelo Trombka, médico e sócio da Associação Brasileira de Psiquiatria e Instrutor de Mindfulness pela UNIFESP/Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde. Novos grupos serão oferecidos a partir de março de 2017 com vagas limitadas. Para quem tiver o interese em participar, basta enviar e-mail com nome e telefone para dap-dsa@pc.rs.gov.br ou fone 3288-2476.

Fonte: DAP

Amanda Xavier 

Polícia Civil RS