Preso mandante e comparsas de tentativa de homicídio no Belém Novo
Publicação:

Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Investigação de Homicídios e Desaparecidos (DHD), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), coordenados pelo delegado Arthur Teixeira Raldi, prenderam na manhã desta quinta-feira (06/12), três homens, N.Z.S., de 36, L.M.S.F, de 42 e J.I.M.F., de 34 anos. Os indivíduos são suspeitos de tentarem matar outro (D.A.O.), conhecido por "Dodo", de 21 anos. Os policiais cumpriam mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pela Justiça.
Segundo o delegado Raldi, o crime ocorreu em 02 de outubro deste ano, por volta das 16 horas, na parada 13 do Lami, no Bairro Belém Novo, na Capital. A vítima estaria com sua namorada, quando um veículo GM Corsa teria se aproximado e um de seus tripulantes teria perguntado se a vítima se chamava "Dodo". O homem negou ser "Dodo", já que tinha ouvido boatos na vila de que queriam matá-lo, e fugiu do local, se escondendo em um matagal. Em seguida dois indivíduos se aproximaram do local em que a vítima estava, um com um facão e outro com um revólver. Dodo recebeu o primeiro tiro no ombro, caiu no chão. Ainda tentou fugir, mas foi alcançado pelos indivíduos que e lhe desferiram golpes de facão da região das costas e orelha, além de um tiro na cintura - relatou o delegado
Logo após a vítima ter sido atingida, um dos suspeitos teria dito para ligarem para o mandante do crime com o objetivo de que ele decidisse sobre a vida da vítima. O homem só não foi morto naquele momento porque uma vizinha teria visto chamado à polícia. Os suspeitos fugiram do local e a vítima foi socorrida - salientou Raldi.
Segundo o Inquérito Policial que investiga o fato, a vítima seria suspeita de cometer pequenos delitos na localidade. Em razão disto o mandante do crime, morador da localidade, teria determinado sua execução por meio de dois comparsas seus. O mandante N.Z.S. - que já conta com antecedente criminal por homicídio - teria prometido a quantia de R$2.000,00 para que seus comparsas executassem a vítima.
De acordo com o delegado Raldi, na residência de um dos suspeitos, foram localizadas e apreendidas duas armas de fogo (uma espingarda e um pistolete), motivo pelo qual, além da prisão temporária, esta pessoa esta sendo autuada em flagrante delito. Esta residência - onde foram encontradas as armas de fogo - era guarnecida por pelo menos sete cachorros da raça Pit-bull, o que dificultou o cumprimento dos mandados.
Após as formalidades legais, os presos serão encaminhados ao Presídio Central de Porto Alegre.
Fonte: 2ª Delegacia de Polícia de Investigação de Homicídios e Desaparecidos/ Deic
Cecy Quadros Raicik
Reg. Prof. 6211