Seis pessoas são presas durante Operação Castigo, deflagrada no combate a homicídios em Viamão

capa

Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Viamão, deflagrou a Operação Castigo. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, todos relacionados a um caso de homicídio e tentativa de homicídio, ambos ocorridos em Viamão. Todos os seis alvos da operação foram presos.

No final do ano passado, dois rapazes foram espancados por indivíduos que se diziam pertencer a uma facção. Uma das vítimas, um adolescente de 15 anos, não resistiu às agressões e morreu no mês de dezembro. Segundo o delegado Guilherme Calderipe, o motivo do crime seria o fato dos dois rapazes estarem sendo acusados pelo grupo criminoso de estarem realizando assaltos na Vila Gaúcha, no bairro Santa Cecília, o que estaria chamando a atenção da polícia para o local.

O vídeo dos dois indivíduos sendo espancados circulou em redes sociais. Ainda conforme o delegado Calderipe, durante um mandado de busca e apreensão cumprido anteriormente, um celular foi apreendido, onde havia troca de mensagens de um dos indivíduos com um familiar, confessando a participação no crime ocorrido. Também havia sido apreendido o par de tênis que ele estava usando no momento do crime. “Esse par de calçados aparece no vídeo que foi filmado das agressões”, afirmou.

A ação contou com o apoio aéreo do helicóptero da Polícia Civil durante o cumprimento dos mandados.

Jorge Felipe
Taís Haussen