Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário da Polícia Civil aborda avanços na investigação de homicídios no estado

Publicação:

indice2
Seminário contou com a participação da Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor - Foto: Felipe Martinetto/PCRS

Nesta quinta-feira (21), a Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), promove o II Seminário DHPP. Sob o tema “Avanços na investigação de homicídios no RS”, o evento é uma parceria entre o Departamento e a Academia de Polícia e objetiva dar continuidade à diretriz de padronização e qualificação da investigação nos crimes de homicídios em todo o Rio Grande do Sul.

O seminário, que reúne cerca de 150 participantes, entre Delegados e agentes que atuam na apuração de crimes dolosos contra a vida, ocorre na sede da Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), na Capital. Na ocasião, serão debatidos temas considerados relevantes na investigação especializada de homicídios e suas especificidades.

indice3
Seminário reuniu Delegados e agentes que atuam na investigação de crimes dolosos contra a vida - Foto: Felipe Martinetto/PCRS

Cronograma

Na parte da manhã, o seminário teve sua abertura com a palestra “A coleta de prova através do uso de ferramentas tecnológicas”, dos inspetores Lucas dos Santos Barbosa e Pietro Bittencourt, lotados na Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal (Dipac) do DHPP. A mediação foi do Delegado Rodrigo Pohlmann Garcia.

Na sequência, o Diretor da Divisão de Homicídios da Capital (DHC) do DHPP, Delegado Eibert Moreira, fez a mediação da palestra “A importância da integração e troca de informações no combate às organizações criminosas”, ministrada pelo Diretor de Inteligência da Secretaria da Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Tenente Coronel Carlos Magno da Silva Vieira, e pelo Chefe da PM2 da Brigada Militar, Tenente Coronel Rogério Araujo de Souza.

Também integra a programação, a partir da tarde, a palestra “Técnicas de entrevista em interrogatório”, ministrada pelo agente da Polícia Federal, Oscar Marcelo Silveira da Silveira, e com mediação do Diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE), Delegado Endrigo Marques. Já a Diretora do DHPP, Delegada Vanessa Pitrez, fará a mediação da palestra “A utilidade da colaboração premiada como ferramenta investigativa”. A mesma será ministrada pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública do Ministério Público, Promotor Rodrigo da Silva Brandalise, e pelo Diretor da Divisão de Homicídios Metropolitana do DHPP, Delegado Cassiano Cabral.

A quinta e última palestra do seminário será um estudo de 3 casos, apresentados pelo titular da 5ª DPHPP de Porto Alegre, Delegado Gabriel Lourenço; pelo Diretor da Divisão de Contrainteligência Policial do GIE, Delegado Ricardo Milesi; e pelo Diretor DHC do DHPP, Delegado Eibert Moreira, e o titular da Delegacia de Polícia de Planalto, Delegado Ercílio Raulileu Carletti. A mediação ficará com a titular da 2ª DHPP de Porto Alegre, Delegada Roberta Bertoldo da Silva.

Comentários

Polícia Civil RS