Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário da Polícia Civil: XI edição abordará o uso de tecnologias no cotidiano policial

Publicação:

11111
Evento ocorre nos dias 17 e 18 de novembro, em Bento Gonçalves. - Foto: Arte Polícia Civil

Em novembro, a capital do vinho sediará um dos eventos mais importantes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Nos dias 17 e 18, Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, receberá cerca de 400 Delegados e agentes de polícia para o XI Seminário da Polícia Civil. Com o tema Novas tecnologias aplicadas à investigação criminal, o encontro ocorrerá no Dall’Onder Grande Hotel, no bairro São Bento, e abordará a temática central do seminário ao longo de 6 painéis, apresentados por autoridades no assunto.


No primeiro dia, as atividades se iniciam pela manhã com o painel Criptoativos e Investigação Criminal Tecnológica, apresentado pelo Delegado Vytautas Fabiano Silva Zumas, coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro e do Centro de Monitoramento de Interceptações Telefônicas e Telemáticas da Polícia Civil de Goiás. Na sequência, ocorre o painel Ferramentas Tecnológicas Úteis à Investigação Policial, com os consultores em segurança Marcelo Fillman, Frederico Bonincontro, Humberto Sá Garay e Curt Lowenhaupt.


Na parte da tarde, os trabalhos seguem com os delegados da PCRS Adriano Nonnemacher de Souza e Gabriel Silva Borges, que apresentarão um caso prático sobre  Aplicação de Novas Tecnologias na Investigação Criminal. Atualmente, Nonnemacher é o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DRLD) e Borges da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), ambas do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc).

Na sequência, o quarto painel do dia fica a cargo do Delegado da Polícia Civil de Pernambuco e Gestor da Unidade de Capacitação e Desenvolvimento da PCPE, Romano Costa, que abordará o tema Meios Eletrônicos na Inteligência Policial Judiciária. As atividades do primeiro dia se encerram com o Chefe do Laboratório de Informática Forense da Polícia Científica do Estado de São Paulo, Perito Hericson Santos, no painel Child Grooming: aliciamento de crianças e adolescentes em redes sociais para a autoprodução de CSAM.


O segundo e o último dia do encontro será marcado pela presença do Adido do FBI em Contraterrorismo, agente federal Diego Mello, que comandará o painel A investigação na Dark Web. O Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes, também se juntará ao grupo de painelistas com a palestra magna que encerrará o XI Seminário da Polícia Civil do Rio Grande do Sul: “a escolha de um seminário cujo tema aborde o uso da tecnologia no cotidiano policial se da num momento ímpar, em que já não se imagina mais as práticas de polícia judiciária desassociadas dessas novas tecnologias de informação. A decodificação e a interpretação de dados, por exemplo, já se provaram peças fundamentais na construção do inquérito policial e, ainda mais importante, no indiciamento de suspeitos”, destaca Lopes.

O XI Seminário da Polícia Civil é uma realização da Chefia de Polícia Civil, com apoio da Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP). O patrocínio é do Banrisul, Saúde PAS, Servicoop, Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP), Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Sindicato dos Policiais do RS (Sinpol-RS), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Cognyte, Dígitro, Kenta, TechBiz Forense Digital, Gran Legado Vinhos e Espumantes, SUD Cervejaria Artesanal e Cellebrite.

Clique e confira a programação completa AQUI

Polícia Civil RS