Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Torneio de Câmbio e lançamento da campanha de Prevenção a Golpe contra Idosos em Capão da Canoa

Publicação:

Equipes de Câmbio de Capão da Canoa e de Torres participaram do torneio e do Papo de Responsa
Lançamento da campanha Prevenção a Golpe contra Idosos e Torneio de Câmbio em Capão da Canoa

Vamos ajudar a cuidar de quem sempre cuidou de nós?

Nossos idosos têm sido alvo de diversos tipos de golpes por parte de criminosos que estão cada vez mais criativos em sua forma de atuação. Para ajudá-los a se protegerem desses golpes, a Polícia Civil Gaúcha elaborou um conjunto de dicas que explicam sobre os tipos de golpes mais aplicados e como fazer para evitá-los.
Segundo dados levantados pela Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso no ano de 2019 foram registrados 204 estelionatos e 5 extorsões contra pessoas idosas, naquele órgão policial.

Nesta sexta-feira dia (16), na Praia de Capão da Canoa a Polícia Civil realizou o lançamento oficial da Campanha Vamos Cuidar de Quem Sempre Nos Cuidou, com a divulgação de dicas e cuidados que podem ser adotados para evitar esses golpes. O lançamento da campanha irá ocorreu durante o tradicional torneio de Câmbio, organizado pela Polícia Civil e pela Associação Amigos da Praça Boianovski, que é realizado todos os anos em Capão da Canoa. 

Participaram do torneio aproximadamente 50 idosos divididos em três equipes. A equipe finalista jogou contra o time formado pela equipe multidisciplinar da Chefia de Polícia, ganhando de 15 a cinco, mostrando a força e empolgação da melhor idade. O Câmbio é reconhecido oficialmente em Porto Alegre como esporte símbolo da pessoa idosa. O Jogo é adaptado do voleibol, mas conta com um número maior de jogadores, sendo tais jogadores divididos em duas categorias: máster (para pessoas entre 50 e 60 anos) e sênior (para aquelas com mais de 60 anos).

No Brasil o dia Nacional do Idoso é comemorado em 24 de Janeiro e você também pode ajudar a proteger nossos idosos repassando essas dicas para seus contatos, conversando com eles sobre os golpes, explicando ou até mesmo indicando o WhatsApp da Polícia Civil para denúncias: (51) 98444-0606.

Além do torneio de câmbio as equipes participaram de um encontro do Papo de Responsa voltado a pessoas da melhor idade, tratando de assuntos como prevenção a golpes, prática de esportes e saúde.

Fabiano Costa

Polícia Civil RS