Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

VIII Seminário Estadual da Polícia Civil: “Valorização e Qualificação da Atividade Policial” é realizado em Bento Gonçalves

Publicação:

foto seminário
VIII Seminário Estadual da Polícia Civil

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Polícia Civil está realizando o VIII Seminário Estadual da Polícia Civil: “Valorização e Qualificação da Atividade Policial”. O evento, que tem o patrocínio do Banco Banrisul, está acontecendo no Hotel DAll´Onder, em Bento Gonçalves. Durante esses dois dias, estão sendo realizadas diversas palestras e painéis sobre temas de interesse da instituição.

Um dos temas que será discutido no seminário deste ano, de grande relevância no trabalho diário dos policiais, é a nova Lei de Abuso de Autoridade. Tema que deverá gerar muitos debates e discussões em função de sua importância, este será o painel que encerrará o evento na sexta-feira (22), com palestra da Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Nadine Tagliari Farias Anflor e do Subchefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Delegado de Polícia Fábio Motta Lopes.

As atividades tiveram início às 9h de quinta-feira (21) com o painel “Segurança Orgânica”, com palestra do Coronel Clarindo Alves de Castro, da Polícia Militar do Mato Grosso, com mediação do Delegado de Polícia Filipe Borges Bringhenti, do GIE/PCRS.

Na sequência dos trabalhos foi realizado o painel “Técnicas de Entrevista e Interrogatório”, tendo como palestrante o Delegado de Polícia Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso. A mediadora foi a Delegada de Polícia Simone Viana Chaves, do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil/RS.

Ainda no dia 21, às 13h30min, foi realizado o painel “Análise Econômica do Direito e Crimes Financeiros com Criptoativos”, tendo como palestrantes os Professores/Doutores Luiz Marcelo Berger e Manoel Gustavo Neubarth Trindade. O painel teve como mediadora a Delegada de Polícia Elisângela Melo Reghelin, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) da PCRS.

No prosseguimento dos trabalhos, aconteceu o painel “Contribuição Neurocientífica para a Saúde Mental na Atividade Policial”. A palestra foi ministrada pelo Dr. Guilherme Marcos Nogueira, Professor de Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com mediação da Delegada de Polícia Vanessa Pitrez de Aguiar Correa, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/PCRS).

A abertura oficial do VIII Seminário da Polícia Civil aconteceu às 17h e contou com a presença do Vice-Governador e Secretário da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, além de outras autoridades. O último painel do dia foi “Investigação Preliminar e Local de Crime”, com palestras dos Delegados de Polícia Leandro Bodoia Araújo (DHPP/PCRS), Rodrigo Machado Reis (COD/DPM/PCRS) e Heleno dos Santos (DPI/PCRS). A mediadora do painel foi a Delegada de Polícia Patrícia Tolotti Rodrigues, Chefe de Gabinete da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira dia (22), último dia do evento, ocorrerá às 9h o painel “Gerenciamento de Crise e Contraterrorismo”. O palestrante do painel será o Delegado de Polícia Bolívar dos Reis Llantada, diretor da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/PC/RS).

Encerrando o seminário, que teve a participação de mais de 350 policiais civis, será realizado o painel “Visão Institucional sobre a nova Lei de Abuso de Autoridade”, tendo como palestrantes a Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor e o Subchefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Delegado de Polícia Fábio Motta Lopes.

Jorge Felipe
Fabiano Costa
Leandro Adão

Polícia Civil RS