2º Encontro Nacional de DHPPs termina com entrega de carta que traça diretrizes para a padronização das DHs brasileiras

DHPP

renata
Durante encerramento, a Diretora do DHPP da PCRS, Delegada Vanessa Pitrez, destacou o nível do debate traçado nos dois dias - Foto: Carlos Vogt/DCS

A entrega da "Carta de Canela" marcou o encerramento do 2º Encontro Nacional de DHPPs, nesta quarta-feira (01), em Canela, na Serra Gaúcha. O documento, que reúne diretrizes e propostas elaboradas durante o encontro, foi entregue ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim; ao Vice-governador e Secretário da Segurança Pública do RS, Delegado Ranolfo Vieira Júnior; e à Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.

A carta foi entregue logo após a fala do Vice-governador Ranolfo, o qual palestrou sobre o tema "Programa RS Seguro e Estratégias do Rio Grande do Sul no Combate a Homicídios''. A mediação foi feita pela Diretora do DHPP da PCRS, Delegada Vanessa Pitrez.

Na ocasião, o Vice-governador e Secretário da Segurança Pública do Estado apresentou a realidade do Rio Grande do Sul aos demais Delegados por meio do Programa RS Seguro, que tem como foco investir na segurança dos municípios considerados os mais violentos do estado. Ele ainda relembrou a criação dos Departamento de Homicídios do Rio Grande do Sul e suas delegacias. "Naquele momento, lá atrás, tivemos a oportunidade de criar esse departamento. Na época, o estado possuía apenas uma delegacia especializada no combate a esse tipo de crime, a qual ficava na Capital gaúcha".

Em seu discurso, no encerramento do encontro, a Presidente do CONCPC, Delegada Nadine Anflor, enfatizou a importância do trabalho dos Diretores e Delegados ali presentes, principalmente das equipes que coordenam, "por serem responsáveis por levar e sustentar o bom nome da Polícia Civil no país". Já a Diretora do DHPP da PCRS, Delegada Vanessa Pitrez, destacou "o alto nível do debate traçado pelas autoridades durante os dois dias do encontro".

O evento contou com o apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Carta de Canela
Elaborado durante uma mesa redonda, o documento traça estratégias nacionais de padronização da atuação dos DHPPs no Brasil, bem como a definição de atribuições dos DHPPs, programa de metas na investigação e elucidação de homicídios, mapeamento regionalizado de organizações criminosas atuantes no país, entre outros.

Outras atividades
Já na parte da manhã, as atividades iniciaram com a palestra "A Participação da Sociedade Civil Organizada na criação de Políticas Públicas Nacionais de Combate a Homicídios no Brasil", da Diretora Executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.