Ação policial contra abigeato é realizada em Montenegro

WhatsApp Image 2023 03 27 at 19 49 03
Ação policial contra abigeato é realizada em Montenegro

A Polícia Civil, por meio do Cartório de Repressão aos Crimes Rurais da 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro, na manhã desta segunda-feira (27) realizou ação conjunta com a Inspetoria Veterinária Estadual e com a Patram. Na ação, foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão em residência suspeita de se tratar de local envolvido em abigeatos na área rural do município de Montenegro.

Segundo o delegado Andre Lorbiecki Roese, as investigações já apontavam no sentido de estar sendo vendida a carne dos animais a varejo de forma clandestina, com informações apontando o flagrado como suspeito, o qual já havia antecedentes por crimes da espécie há menos de um ano.

Dado cumprimento ao mandado, logo foi encontrada uma espingarda encostada na porta de saída, em situação de pronto emprego, bem como cartuchos dispostos em cima da mesa. Foram encontradas anotações contábeis de venda de grande quantidade de carne bovina e suína, bem como apetrechos de carneio e moagem de forma semi-profissional, bem como apetrechos de empacotamento e diversos peixes filetados e congelados, prontos para venda de forma precária. Por se tratar de local sem autorização para a atividade e visivelmente insalubre, com acesso livre para a rua e com diversos “troféus” de animais caçados pendurados pelas paredes, um homem foi preso em flagrante e a mercadoria autuada. Além disso, foi dado prazo para apresentação dos documentos referentes aos suínos que estavam na propriedade.

Durante a ação, foi desarmada uma armadilha em que uma arma artesanal fora apontada em direção à porta de entrada destrancada de um galpão anexo à residência alvo da ação. O proprietário irá responder por tentativa preordenada de homicídio qualificado pela desproporção do meio de defesa do patrimônio. Conforme o delegado, um policial quase foi vítima do disparo, sendo deixada a porta destrancada, uma verdadeira "arapuca", sendo evidente que sua intenção era de matar ou ferir gravemente quem abrisse a porta destrancada.