Assinado Termo de Cooperação para nova sede do Deic e Dercap
Departamentos da Polícia Civil passarão a usufruir da estrutura do antigo Foro Regional do Sarandi
Publicação:
Foi assinado na tarde desta sexta-feira (31) o Termo de Cooperação entre o Poder Executivo Estadual e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, que visa aprimorar a estrutura física da Polícia Civil gaúcha. Conforme o documento, fica acordado uma troca de estruturas entre as esferas estaduais, o que possibilitará que o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o recentemente criado Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), tenham suas sedes de trabalho.
Os órgãos da Polícia Civil passarão a usufruir do espaço do antigo Foro Regional do Sarandi, localizado na Avenida Assis Brasil, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. O edifício, de oito andares, possui mais de 5,5 mil metros quadrados de área construída e abrigará as Delegacias e demais estruturas dos dois departamentos da Polícia Civil.
“Nós tivemos o início da conversa para essa possibilidade da sede para os departamentos em março deste ano. E agora é com alegria que fazemos a assinatura deste termo hoje, porque é sabido a dificuldade que a Polícia Civil vem enfrentando no quesito de prédios. Apesar disso, temos o exemplo dos policiais e Delegados do Deic, que mesmo em condições adversas de estrutura física, têm entregado resultado à sociedade. Agora, com essas melhores estruturas ao Deic e ao Dercap, teremos, além da qualificação dos espaços físicos de trabalho, uma motivação a mais da equipe, e isso é muito representativo”, destaca o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro.
No evento, o Governador Eduardo Leite ressaltou a união entre os poderes para permitir mais qualificação aos órgãos de segurança. “Tivemos a negociação entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado para poder utilizar um dos prédios dos foros que passaram por uma reorganização das estruturas prediais. Com isso, dois departamentos da Polícia Civil passarão a ter sua sede, o que irá ajudar a dar mais dignidade e melhores condições de estrutura de trabalho para a Polícia Civil. Por isso, estamos muito felizes por essa parceria”, enfatiza Leite.
O Secretário de Segurança Pública do Estado, Mario Ikeda, reafirma as diversas obras em andamento atualmente. “Em nenhum outro momento da história temos tantas obras em andamento como está ocorrendo neste momento. Com essa parceria, conseguiremos oferecer à Polícia Civil melhor estrutura para fazer, primeiramente, um melhor atendimento à população, e ter um local mais adequado para que os policiais possam desempenhar suas atividades”, afirma o secretário.
O ato de assinatura do termo de cooperação foi realizado no Gabinete do Governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, e contou com a presença, além do Chefe do Executivo Estadual, do Presidente do TJ-RS, Desembargador Alberto Delgado Neto, do Secretário de Segurança Pública, Mario Ikeda, do Chefe de Polícia Civil, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro, e demais autoridades do Executivo, Judiciário e da Polícia Civil.
