Atividades da Operação Verão são realizadas para público infantil e adulto em Balneário Pinhal

Apresentação cães Denarc

Na manhã deste sábado (12), a beira da praia de Balneário Pinhal foi palco de diversas atividades da Polícia Civil no prosseguimento da Operação Verão. Um público de aproximadamente 80 crianças e 50 adultos acompanhou as várias atividades, que ainda contou com a presença da Prefeita de Pinhal, Marcia Rosane Tedesco de Oliveira, e participação da Escola do Chimarrão e Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).

Em parceria com o Sesc e Prefeitura de Pinhal, a equipe multidisciplinar da Polícia Civil inicialmente realizou um encontro do Papo de Responsa, que é um Programa desenvolvido na Polícia Civil gaúcha desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio, sejam elas públicas ou privadas, na promoção de um “PAPO” – um diálogo descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade, tendo como público alvo a interlocução com crianças, adolescentes e jovens. Temas como prevenção às drogas, bullying, violência, ato infracional e seus desdobramentos são tratados durante um diálogo descontraído.

Durante a oficina de conscientização no trânsito, o público infantil recebeu orientações sobre educação, sinalização e consciência no trânsito, com o objetivo de chamar a atenção dos futuros condutores sobre os perigos e cuidados que precisamos ter no trânsito enquanto pedestres e motoristas. Posteriormente as crianças andaram nas mini viaturas da Polícia Civil, em uma pista montada com faixa de pedestres, semáforo, placas de sinalização e medidor de velocidade. Policiais civis conduziram os mini buggys da instituição, ao mesmo tempo que instruíam os pequenos passageiros sobre algumas das regras de trânsito explicadas durante a aula.

A apresentação de cães de faro do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) também foi uma das atrações nesta manhã. Os cães, conduzidos por seus adestradores, simularam situações de busca por drogas, armas e explosivos, situações que em muito se assemelham ao cotidiano do trabalho realizado no departamento. Houve uma grande interação com o público adulto e infantil, que ao final da apresentação, aproveitou para tirar fotos junto com os cães.

Encerrando a programação deste sábado, foi realizada uma minirrústica infantil, com o objetivo de incentivar as crianças a praticarem esporte, motivando-as desde cedo a ter uma vida saudável e ativa. Antes da corrida, os policiais civis com formação em educação física desenvolveram uma série de exercícios laborais, enquanto que com uma conversa descontraída e com brincadeiras explicaram de maneira lúdica os benefícios da prática contínua de esportes e atividades físicas. Todas as crianças que participaram da minirrústica infantil receberam medalhas alusivas ao evento.

Jorge Felipe
Fabiano Costa