“Bunker” usado para venda de drogas é destruído em Santa Cruz do Sul durante operação
Ação da Polícia Civil teve apoio da Brigada Militar e da Prefeitura Municipal no combate ao grupo criminoso
Publicação:

A Polícia Civil desmantela grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas em Santa Cruz do Sul e destrói “bunker” que era usado para o comércio de entorpecentes no bairro Bom Jesus. A ação, intitulada Operação Colosso, foi capitaneada pela 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, tendo apoio da Brigada Militar, através do 23º Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão Aéreo, além da Prefeitura Municipal.
Conforme o Delegado Guilherme Dill, “as investigações identificaram que um grupo criminoso invadiu um terreno público e construiu no local um imóvel fortificado, semelhante a um ‘bunker’, totalmente concretado nas laterais e no teto, com apenas uma porta de ferro para entrada e saída. O espaço era utilizado exclusivamente para a venda de drogas. A estrutura era tão reforçada que, para permitir o acesso e a prisão dos criminosos, foi necessária a utilização de uma retroescavadeira”, detalha o Delegado.
Ao todo, a operação objetivou cumprir 10 mandados de busca e apreensão, cinco prisões temporárias, 10 bloqueios de contas bancárias e a demolição do imóvel construído ilegalmente. Participaram 40 policiais civis em 10 viaturas, 24 policiais militares, em oito viaturas, além do helicóptero da BM.
“A operação busca a retomada da vida lícita e do convívio social no bairro Bom Jesus, que tem sido gravemente impactado pela atuação do tráfico de drogas e de grupos criminosos. A ação conjunta ressaltou a importância da integração entre as instituições de segurança pública e o poder público municipal, bem como a celeridade e sensibilidade do Ministério Público e do Poder Judiciário na análise dos pedidos que possibilitaram a deflagração da operação”, reforça o Delegado Dill.
A operação resultou na prisão de cinco pessoas, sendo duas em flagrante por tráfico de drogas, duas em flagrante por colaborar como informante e um preso de forma temporária. Também, foram apreendidas porções de cocaína fracionada para venda, metanfetamina, crack, material para embalar as drogas e anotações do tráfico.