Chefe de Polícia participa do segundo dia do SULMaSSP
Publicação:

O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, participou nesta sexta-feira (29/9) do último dia do SULMaSSP - evento que reúne os secretários de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul para discutir o combate a crimes fronteiriços.
O evento ocorreu nos dias 28 e 29/9, em Campo Grande/MS e contou com a presença dos Delegados-Gerais das Polícias Civis, Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, diretores das Polícias Penais, das Perícias Criminais e dos Centros Integrados de Comando e Controle dos cinco estados que compõem o bloco do SULMaSSP.
Durante os dois dias do evento foram abordados temas como o enfrentamento aos crimes nas fronteiras e divisas, com ênfase nos delitos rurais; um Termo de Cooperação Técnica foi elaborado, foram realizadas discussão acerca da instituição de uma Secretaria-Executiva, foram designados focais no âmbito dos estados e também desenvolvido um cronograma para 2024.
Nesta sexta-feira foram realizados debates em câmaras temáticas com a participação das forças policiais e dos Secretários de Segurança Pública. O objetivo principal dessas discussões foi estabelecer uma cooperação sólida entre os estados envolvidos, com o objetivo de desarticular organizações criminosas e promover maior segurança tanto nas áreas urbanas quanto rurais, incluindo fronteiras e a rota bioceânica.
Sobre o SULMaSSP
O SULMaSSP, criado em março de 2023, atua de forma coordenada para ampliar e fortalecer a repressão de crimes transfronteiriços (Paraguai/Bolívia/Brasil) e nas divisas estaduais na área do bloco, mediante uma efetiva integração operacional e de inteligência, com reflexos na desarticulação de organizações criminosas e no aprimoramento dos mecanismos de defesa social.
As ações são executadas por meio de suas Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Científicas, Polícias Penais e Centros Integrados de Comando e Controle.