Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A Chefe de Polícia Nadine Anflor recebe o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre

A homenagem, proposta pelo vereador Comissário Rafão Oliveira, foi aprovada por unanimidade

Publicação:

WhatsApp Image 2021 06 21 at 12 07 31
Presidente Márcio Bins Ely e vereador Rafão Oliveira entregam título de cidadã de Porto Alegre à Chefe de Polícia Nadine Anflor. - Foto: Raquel Barcellos - Polícia Civil

Nesta segunda-feira (21), às 10h, a Chefe da Polícia Civil, delegada de polícia Nadine Tagliari Farias Anflor, recebeu o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre. A solenidade, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, contou com a presença do Secretário de Segurança da Capital, Coronel Mario Ikeda, do Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Márcio Bins Ely, do vereador Comissário Rafão Oliveira, da vereadora Comandante Nádia Gerhard, do vereador Leonel Radde, e dos Diretores de Departamento da Polícia Civil.

O título de Cidadão Emérito de Porto Alegre é conferido a pessoas não-nascidas em Porto Alegre e que se tenham distinguido em qualquer ramo do saber humano ou que, por sua ação, tornaram-se merecedoras do reconhecimento da cidade. A homenagem, que foi proposta pelo vereador Comissário Rafão Oliveira (PTB), foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Porto Alegre, em sessão extraordinária virtual da Câmara de Vereadores realizada no dia 23/09/2020.

Durante a solenidade, o vereador Comissário Rafão destacou: "a Chefe de Polícia Nadine trabalha com afinco e amor ao trabalho e à instituição, com proatividade. Empenhou-se na criação da Delegacia de Combate à Intolerância, visando a proteção dos vulneráveis e a defesa da dignidade humana. Lutou pela vacina. Realiza muito bem o servir e proteger".

WhatsApp Image 2021 06 21 at 12 07 31 (2)
O título de cidadã de Porto Alegre foi proposto pelo Vereador Comissário Rafão de Oliveira. - Foto: Raquel Barcellos - Polícia Civil

A vereadora Comandante Nádia enfatizou: "a Chefe de Polícia Nadine, nossa primeira mulher chefe da Polícia Civil, é uma mulher forte e aguerrida. Pela generosidade que tem levado a vida, irá dizer que o título é de todos. Título este que é resultado de muito trabalho e de muita garra". Por fim, o vereador Leonel Radde, pontuou: "Por muitas vezes a Chefe de Polícia Nadine teve que tomar decisões importantes, e as tomou com vigor."

Ao receber o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre, a Chefe de Polícia Nadine Anflor agradeceu a Câmara de Vereadores, ressaltando a importância do trabalho realizado em equipe com os Diretores de Departamento da Polícia Civil: "A Polícia Civil forte e cada vez maior, num momento tão difícil e desafiador, só é possível através de conversas e mediações. Hoje, consigo comandar à instituição porque tenho todos esses amigos, colegas e diretores que coordenam nossos Departamentos e demais policiais. Obrigada Câmara de Vereadores, saio emocionada, extremamente lisonjeada e agradecida, obrigada a todos".

WhatsApp Image 2021 06 21 at 12 08 44
Os Diretores de Departamento da Polícia Civil prestigiaram a solenidade. - Foto: Felipe Martinetto - Polícia Civil

A delegada de polícia Nadine Anflor, natural de Getúlio Vargas, é a 82ª Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, sendo a primeira mulher a comandar a Instituição. Aos 16 anos saiu de casa para estudar na cidade de Passo Fundo, onde, no ano de 1999, obteve o diploma de bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo.No ano de 2000, foi diplomada pela Escola Superior da Magistratura (Ajuris). Na busca por aperfeiçoamento e conhecimento, obteve os títulos de pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Projeção de Brasília (2007) e pós-graduada em Direito Sanitário pela Unisinos (2010). Por mais de seis anos, foi titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre, sendo a primeira Coordenadora das Deams do Rio Grande do Sul.

Neste ano, foi eleita Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil do Brasil (CONCPC), presidindo também o Fórum Permanente de Enfrentamento à violência contra a Mulher, do CONCPC. Em sua trajetória, a delegada Nadine também cumula a presidência (julho de 2015 a julho de 2017) e vice-presidência (julho de 2013 a julho de 2015) da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep).

Polícia Civil RS