Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho Superior da Polícia Civil empossa integrantes para a nova gestão

Sessão solene marcou a nomeação de representantes da Polícia Civil e da Procuradoria-Geral do Estado para o biênio 2021/2023

Publicação:

WhatsApp Image 2021 11 23 at 17 20 01
Conselheiros reunidos para a nova gestão no biênio 2021/2023 - Foto: Renata Bianchini / Polícia Civil
Por Alexandre Nervo

Na tarde desta terça-feira (23), em solenidade realizada no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, cinco autoridades receberam as respectivas nomeações para mais dois anos à frente do órgão colegiado máximo da Polícia Civil gaúcha. Na oportunidade, a Presidente do Conselho, Chefe de Polícia Nadine Anflor, ao congratular os novos conselheiros, aproveitou para lembrar que os mesmos desempenham uma tarefa árdua e quase voluntária à frente de seus postos, conduzindo os seus mandatos como verdadeiras missões.

O Conselho passou a integrar, como novos representantes da Polícia Civil designados: a Delegada de Polícia Vanessa Pitrez, Diretora do Departamento de Homicídios da Polícia Civil (DHPP), para ocupar a cadeira de nº 6 como titular; o Delegado Sander Ribas Cajal, Diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), designado como suplente para a cadeira de nº 6; e a Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues, Chefe de Gabinete da Chefia de Polícia, designada como suplente da cadeira de nº 7. Por sua vez, a Delegada de Polícia Sabrina Deffente, Titular da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa, foi reconduzida como suplente da cadeira de nº 8.

Em seu discurso no ato de posse, a Diretora do DHPP, Delegada Vanessa Pitrez, disse que é uma grata satisfação retornar àquela casa, a qual foi o seu local de trabalho por mais de três anos e que trabalhará arduamente para que o CSP seja cada vez mais reconhecido em sua autonomia e legitimidade.

Como representante da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no Conselho Superior, foi reconduzida a Procuradora Lisiane Sampaio Troglio, na condição de titular da cadeira de nº 3. Em seu pronunciamento de posse, a magistrada lembrou da integração com os colegas de conselho, ao longo dos dois anos de sua gestão anterior, referindo o aprendizado constante que esse convívio trouxe para a PGE e para a Polícia Civil.

O Conselho Superior da Polícia Civil 

Criado pelo Decreto-Lei n. 1.199 de 5 de outubro de 1946, surgiu primeiramente como Conselho Disciplinar de Polícia. Menos de um ano depois, transformou-se no Conselho Superior de Polícia, órgão colegiado que atua na função de Tribunal Administrativo, conforme a Constituição Federal. Compõem o CSP, os Delegados de Polícia de 4ª classe (fim da carreira de Delegado de Polícia), representantes da Procuradoria-Geral do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Comentários

Polícia Civil RS