Curso de Atualização em Inteligência Policial e Doutrina acontece dias 20 e 21 de outubro
Publicação:

Foi realizada na manhã desta terça-feira (20/10), a abertura do Curso de Atualização em Inteligência Policial e Doutrina. O curso celebra os dez anos de atividade do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil. A cerimônia iniciou às 9h30min na Academia de Polícia Civil (Acadepol).
O GIE foi criado em 2005, através do Decreto Estadual 44.059, e tem a finalidade de dar assistência e assessoramento ao Gabinete do Chefe de Polícia, bem como coordenar os órgãos da Polícia Civil em matéria de Inteligência Policial e Análise Criminal. O GIE é um Órgão em nível de Departamento na estrutura da Polícia Civil e integra o Sistema Brasileiro de Inteligência no Rio Grande do Sul, sistema que é coordenado pela Superintendência Estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
O GIE tem as seguintes divisões: Divisão de Assessoramento Especial (DAE), Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal (DIPAC), Divisão de Contrainteligência (DCIP) e Divisão de Operações de Inteligência Policial (DOIP). O GIE conta, também, com o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, unidade de análise de dados que visa à identificação de atividades ilícitas, com a aplicação de soluções tecnológicas, metodologia própria e profissionais especializados.
O Curso de Atualização em Inteligência Policial e Doutrina ocorre nos dias 20 e 21 de outubro, onde serão abordados temas como produção do conhecimento, segurança orgânica, atualizações da Doutrina Nacional de Inteligência da Segurança Pública e infiltração policial. Compuseram a mesa diretiva o Diretor do GIE, delegado Nedson Ramos de Oliveira, o Diretor da Acadepol, delegado Francisco José Salatino Tubelo, o Superintendente Estadual da ABIN, Oficial Clóvis Roberto Frainer, além do delegado Cristiano Reschke, que representou o Secretário da Segurança Pública Wantuir Jacini.
Escrivão Jorge Felipe
CQR