Delegadas Patrícia Tolotti e Andrea Magno Lapis tomam posse como Subchefe e Chefe de Gabinete da Polícia Civil
A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (18/11) no auditório da Federação Gaúcha de Futebol em Porto Alegre
Publicação:
Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (18/11), a Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues foi empossada como nova Subchefe da Polícia Civil. A cerimônia, realizada no auditório da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, também marcou a posse da Delegada Andrea Magno Lapis para a função de Chefe de Gabinete da instituição.
O evento reuniu autoridades da Segurança Pública, representantes do Governo e convidados. Estiveram presentes o Secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda; a Secretária Adjunta da Segurança Pública, Delegada Adriana Regina da Costa; o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; o Ex-governador e Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior; e a Deputada Estadual Nadine Anflor.
Em sua fala, a Subchefe de Polícia, Delegada Patrícia Tolotti, agradeceu o apoio recebido em sua trajetória e ressaltou a importância deste dia em sua carreira: “Hoje é um dia muito especial, pois assumo a Subchefia da Polícia Civil. Agradeço por ver tantas pessoas incomparáveis que contribuíram para que eu chegasse até aqui. Assim como em nossas batalhas diárias, a luta contra o crime não se vence sozinha. Recordo com muito carinho minha primeira lotação, em Pelotas, Foi ali, nos meus primeiros dias de trabalho, que compreendi a dimensão de pertencer à família Polícia Civil. Aprendi, com uma valorosa equipe — majoritariamente formada por policiais com mais tempo de polícia do que eu tinha de vida — que a chefia precisa ser exercida com humildade e gratidão. Humildade para aprender, independentemente da condição hierárquica ou da formação acadêmica, absorvendo o conhecimento adquirido nas ruas, no atendimento ao público, na rotina policial. Gratidão para reconhecer que cada vivência fortalece nossa resiliência diante dos desafios.”
O Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro, destacou a importância do evento e desejou sucesso às empossadas: “Este é um momento muito significativo em nossas vidas. Sinto-me muito honrado por estar aqui neste ato de posse da Subchefe, Delegada Patrícia Tolotti, e da Chefe de Gabinete, Delegada Andrea Magno. Desejo que, ao meu lado e ao lado de todos os diretores, possamos fazer uma excelente gestão e que nossa parceria dê frutos para a segurança pública e para a proteção das pessoas.”
Perfil da nova Subchefe de Polícia
Patrícia Tolotti é Delegada de Polícia desde 2004. Graduada em Direito pela PUCRS, possui pós-graduação lato sensu em Direito da Economia e da Empresa pela FGV/RJ e pós-graduação stricto sensu em Direito Penal pela PUCSP. Na Polícia Civil, atuou na DPPA de Pelotas; na 3ª DP e DPPA de Canoas; na 19ª DP de Porto Alegre; e no Conselho Superior de Polícia. Foi Diretora da Divisão de Organização e Métodos na Corregedoria-Geral da Polícia Civil (DOM/Cogepol); da Divisão de Comunicação Social da Chefia de Polícia (DCS); da Divisão de Assessoramento Especial da Academia da Polícia e da Divisão de Assessoramento Especial do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente; Também ocupou a função de Chefe de Gabinete da Polícia Civil em duas oportunidades, entre os anos de 2018 e 2022 e novamente em 2025. Ainda, foi Diretora Administrativa da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Perfil da nova Chefe de Gabinete
Delegada de Polícia desde 2010, Andrea Magno Lapis se formou em Direito pela PUC em 1998. De
1998 a 2004, foi assessora no Tribunal de Justiça do Estado do RS. De 2004 a 2010, trabalhou como assistente de Procuradoria no Ministério Público do Estado. Na Polícia Civil, atuou na DPPA de Pelotas; na 1ª DPRM (DPPA, SAE e Deam de Viamão, onde foi a primeira titular da Delegacia da Mulher de Viamão); e na Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima do DECA. Foi também Diretora da Divisão de Inteligência e Análise Criminal do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), titular da 8ª DP e coordenadora da Coordenadoria das DPPAs (COD). Além disso, é professora da Acadepol das cadeiras de Ética, Direito Processual Penal, Delegacia Experimental e Legislação Aplicável aos Grupos Vulneráveis, e coordenou a Disciplina de Direitos Humanos e Constitucional.
Veja as imagens do evento na galeria de fotos