Delegado Heleno dos Santos toma posse como Diretor da Dicrab
A solenidade ocorreu na sede da Federacite na Expointer, e contou com a presença de várias autoridades
Publicação:

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (05/09), o Delegado Heleno dos Santos tomou posse como Diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab). A solenidade ocorreu na sede da Federação dos Clubes de Intercâmbio e Trocas de Experiências (Federacite) na Expointer, e contou com a presença do Secretário Adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda; com o chefe da Polícia Civil, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; com a subchefe de Polícia, Adriana Regina da Costa; com o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Cléber dos Santos Lima, e demais autoridades, diretores dos departamentos da Polícia Civil, delegados e agentes policiais.

Para o Diretor da Dicrab, "este é um pleito muito importante da nossa comunidade, um clamor por segurança no campo que começou em 2016 com uma força tarefa e chegou ao ponto de se transformar em uma Delegacia especializada, depois em uma divisão ao seu serviço. É para isso que estamos aqui". O chefe da Polícia Civil, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro afirmou que há muito o que fazer no combate ao crime no campo. "O que estamos fazendo ainda não é o ideal, mas estamos comprometidos e imbuídos com o setor produtivo do estado do Rio Grande do Sul, para que possamos, assim como na cidade, onde diminuímos os índices de criminalidade a números bem baixos. Nossa busca, o melhor número para nós da Polícia Civil e da Segurança Pública é o número zero ou muito perto dele".
Criada em 19 de agosto de 2024 pelo decreto Nº 57.754, a Dicrab, vinculada ao Departamento de Polícia do Interior (DPI), tem a função de coordenar, operacionalizar e fiscalizar as atividades das Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrabs) do Rio Grande do Sul. Focada em crimes cometidos no meio rural, como abigeato, falsificação de sementes e defensivos agrícolas, pirataria e desvios de fertilizantes, comércio ilegal de insumos agrícolas, dentre outros, a Divisão contempla hoje cinco delegacias nas cidades de Bagé, Alegrete, Camaquã, Cruz Alta e Santo Ângelo. Há ainda a previsão de uma Decrab a ser instalada nos próximos meses em Santo Antônio da Patrulha e outras duas em Vacaria e Santa Maria.

Sobre o Diretor da Dicrab
O delegado Heleno dos Santos é formado em direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões no ano de 2003. Foi militar do exército brasileiro e servidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul nos cargos de oficial ajudante, assessor de juiz e oficial escrevente até ingressar na Polícia Civil em 2010, assumindo a função de delegado de polícia titular da delegacia de polícia de Santo Ângelo. Ao longo da sua carreira na polícia, trabalhou em diversas delegacias do interior, como Guarani das Missões, Porto Xavier e Draco de São Luiz Gonzaga. Atualmente, também é coordenador estadual da Operação protetor das divisas e fronteiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública na Polícia Civil do Rio Grande do Sul.