Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Delegado Ranolfo Vieira Junior toma posse nesta segunda na Chefia de Polícia

Publicação:

20110102171200-cod10520.jpg
Investigação criminal e combate aos homicídios são o foco da nova administração - Foto: Polícia Civil RS

Com o compromisso de trabalhar pela integração das policias civil e militar como uma ferramenta indispensável no combate à criminalidade, assume, nesta segunda-feira, dia 03 de janeiro, a Chefia de Polícia do Rio Grande do Sul, o Delegado Ranolfo Vieira Junior. A cerimônia de posse será realizada às 14h30min, no Auditório Cícero do Amaral Viana, no 1º andar do Palácio da Polícia, à Avenida João Pessoa, 2050, na Capital.

Na solenidade, estão previstas as presenças do Governador Tarso Genro, do Secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels e do atual Chefe de Polícia, Delegado Álvaro Steigleder Chaves.
O Delegado Ranolfo Vieira, 44 anos, é o atual diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) desde março de 2005. Ao longo de sua carreira, como delegado de polícia, atuou nos seguintes órgãos: Delegacias de Polícia de Rio Grande; São José do Norte; Área Judiciária de Porto Alegre; Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico - DENARC; Torres; Canoas; Esteio. Foi, ainda, diretor da 3ª Delegacia Regional Metropolitana, com sede em São Leopoldo. Atualmente, também desenvolve atividade docente na ULBRA de Canoas e na Academia de Polícia Civil - Acadepol.

Na Chefia de Polícia, o Delegado Ranolfo irá priorizar a investigação criminal, o reconhecimento do Delegado de Polícia como titular exclusivo da investigação criminal, conforme os ditames da Constituição Federal, bem como a inclusão legal do cargo de delegado de polícia como carreira jurídica de Estado.

Na área da criminalidade, a preocupação maior será com os homicídios e, por extensão, com o combate ao tráfico de drogas, uma vez que expressivo número de assassinatos são decorrentes do narcotráfico. Embora esta área já tenha sido uma prioridade na gestão que se encerra, o novo Chefe de Polícia prevê que possam haver mudanças nas estratégias de combate.

Polícia Civil RS