Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

14 pessoas são presas em ofensiva da Polícia Civil contra grupo responsável por homicídios na região metropolitana

Publicação:

-
Ação teve a participação de 130 policiais civis e 30 militares. - Foto: PCRS

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, com apoio da Brigada Militar, desencadeou, nesta sexta-feira (26/5), a Operação Anóxia contra o crime organizado e homicídios. Os agentes, coordenados pelo Delegado Thiago Lacerda, cumpriram 25 mandados de busca e 8 mandados de prisão em Porto Alegre. 10 pessoas foram presas. Os policiais também recolheram uma arma de fogo, drogas, celulares e documentos.

A Operação Anóxia teve início após investigação acerca de crimes de homicídio comandados por grupos criminosos oriundos da capital. São diversas investigações de todas as Delegacias do Departamento. O objetivo da ofensiva é esclarecer e responsabilizar tanto executores quanto mandantes de mortes ocorridas na região.

-

Um dos casos investigados que integram a operação é a execução de um idoso inocente de 72 anos ocorrida em Viamão no dia 16 de março de 2023. Conforme a apurado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Viamão, a morte foi recado de uma organização criminosa para a neta da vítima, que não estava no local no momento da morte do seu avô. Para tanto, além da morte do idoso, os criminosos quebraram o porta retrato que continha foto da mulher ameaçada. O motivo das ameaças está relacionado ao desacerto entre valores produto do tráfico de drogas. Segundo a neta da vítima, a autora acreditava que parte dos valores estavam sendo desviados por duas de suas amigas.

-


A investigação apurou a identidade de dois envolvidos, contra quem foram expedidos mandados de prisão. Também foram identificados cinco endereços a eles pertencentes para os quais há mandado de busca e apreensão com a finalidade de arrecadação de objetos ou produtos de crime, bem como elementos interessantes à investigação. Em que pese este fato tenha ocorrido na Cidade de Viamão, todas as ordens judiciais deferidas serão cumpridas em Porto Alegre, local de atuação da organização criminosa a qual os autores do crime são vinculados.

A Operação Anóxia contra com o efetivo de 130 policiais civis, 30 policiais militares do CPC, em 36 viaturas, além do apoio do aéreo da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Polícia Civil RS